terça-feira, agosto 2

"Ser ou não ser?”

Assisti o terceiro episódio da série de Filosofia no Fantástico, no domingo passado. Não vi o segundo. Continuo achando interessante. Mas eu sou o menor dos anões, como diz mestre Guina.
Nesse meio tempo, filósofos de alto coturno baixaram a lenha. Roberto Romano (Unicamp) disse que: “Não que o meio não tenha condições nem o público. O problema é que a filosofia exige raciocínios longos e uma lógica dedutiva e indutiva completa. É um projeto difícil de ser exposto.” Assim, segundo Roberto Romano, os meios mais adequados para a filosofia são o teatro, e o cinema.
Bueno, no dia em que fazer filosofia somente seja possível a partir de uma “lógica indutiva completa”, estaremos perdidos e sem filosofia. É evidente que o RR foi pego no meio de um assunto “difícil de ser exposto”, pois ele mesmo parece ter feito uma declaração capenga. Mas atirou na direção certa, a meu ver.
Por outro lado, acho que só não existem bons documentários sobre filosofia porque não existem bons roteiristas interessados.

Nenhum comentário: