quinta-feira, agosto 18

A morte, segundo Tugendhat

Recebi o seguinte convite, do Prof. Draiton:

Palestra: "Reflexão filosófica sobre a morte" Palestrante: Prof. Dr. Ernst Tugendhat (Berlim)
Local: Auditório do Instituto Goethe (Rua 24 de outubro, 112) Data: 22 de agosto de 2005 (segunda-feira) Horário: 19h Entrada franca. A palestra será proferida em português.

"Nosso medo da morte: talvez eu tenha dito demais,
ao falar de nosso medo da
morte. Eu queria ao menos indicar que eu também
tenho medo da morte. Há
pessoas que dizem que não têm medo da morte. Será
que isso significa que
elas não conhecem esse medo ou será que querem dizer
que se desviam desse
medo ou o superaram? Abordarei, no final desta
palestra, a questão de como
se pode superar esse medo; mas, para poder superá-
lo, tem-se, primeiramente,
de tê-lo. A maior parte da palestra ocupar-se-á com
a questão de como deve
ser descrito o medo da morte" (Ernst Tugendhat).

Ernst Tugendhat é, sem dúvida, um dos maiores filósofos contemporâneos, sendo o segundo filósofo alemão mais citado da atualidade (o primeiro é Jürgen Habermas). Nasceu em 1930, em Brno (Tchecoslováquia), transferindo-se, posteriormente, com sua família, para a Suíça e depois para a Venezuela. Estudou nas Universidades de Stanford (Estados Unidos) e de Freiburg (Alemanha), onde concluiu o doutorado em 1956, com um trabalho sobre a filosofia aristotélica intitulado TI KATA TINOS. Uma investigação sobre estrutura e origem dos conceitos fundamentais
de Aristóteles (TI KATA TINOS. Eine Untersuchung zu Struktur und Ursprung aristotelischer Grundbegriffe, 1958). A tese de habilitação foi escrita em Tübingen e teve como título O conceito de verdade em Husserl e Heidegger (Der Wahrheitsbegriff bei Husserl und Heidegger). Foi professor catedrático de Filosofia nas Universidades de Heidelberg (1966- 1975) e de Berlim (1980-1992), depois de ter trabalhado, de 1975 a 1980, juntamente com Jürgen Habermas, no Instituto Max Planck de Starnberg.

Esteve várias vezes no Brasil, ministrando cursos e palestras, e, em 1998, lecionou, a convite do Prof. Dr. Ernildo Stein, durante um semestre, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, do qual é professor visitante. Em abril e maio de 2003, ministrou, no referido PPG, um curso sobre o Livro azul de Wittgenstein.

Na sua produção filosófica, publicada em prestigiosas editoras alemãs, figuram obras que se tornaram clássicas, tais como as Lições introdutórias à filosofia analítica da linguagem e Autoconsciência e autodeterminação, que tratam, sobretudo, de problemas ligados à filosofia teórica.

Após a palestra proferida na PUCRS, em 14.05.2003, Prof. Tugendhat autografou o livro Diálogo em Letícia, publicado pela EDIPUCRS em 2002 e que pertence, por sua vez, às obras do autor que tratam de temas da filosofia prática (assim como Problemas da Ética, Ética e política e Lições sobre Ética). Diálogo em Letícia, cuja tradução foi coordenada pela Profa. Dra.
Maria Clara Dias (UFRJ), ex-doutoranda do autor em Berlim, aborda temas altamente relevantes e atuais, tais como a questão da fundamentação da moral, do universalismo moral, a questão da justiça e da corrupção, na forma de um diálogo que transcorre na cidade colombiana de Letícia. Publicada em 1997, essa obra constitui-se num exame crítico minucioso de posições defendidas pelo autor em obras anteriores; a propósito, a postura crítica e autocrítica é, notoriamente, um traço marcante das obras de Ernst Tugendhat.

Algumas de suas obras já traduzidas para o português, além de Diálogo em
Letícia (EDIPUCRS, 2002; Dialog in Leticia, 1997): Não somos de arame rígido (Ed. da ULBRA, 2002); O livro de Manuel e Camila. Diálogos sobre a moral (Ed. da UFG, 2002; Wie sollen wir handeln, Reclam,
2000); Lições sobre ética (Vozes, 1996; Vorlesungen über Ethik, Suhrkamp, 1993); Propedêutica lógico-semântica (co autora: Ursula Wolf, Vozes, 1997; Logisch-semantische
Propädeutik, Reclam, 1983) e Lições introdutórias à filosofia analítica da linguagem (tradução parcial, Ed. da UNIJUI, 1992; Vorlesungen zur Einführung in die sprachanalytische Philosophie, Suhrkamp, 1976).
No segundo semestre de 2003, Prof. Tugendhat publicou o livro Egocentricidade e mística (Egozentrizität und
Mystik) pela renomada editora Beck, de Munique.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc vai?