terça-feira, agosto 9

Prof. Arno Viero


O Professor Arno Viero faleceu.
Ao sair da Universidade, depois de uma aula, foi assassinado por pessoas que tentavam roubar seu carro.
A Universidade Federal Fluminense, onde trabalhava, divulgou a seguinte nota:

"É com profundo pesar que a administração superior da UFF, em nome do reitor em exercício, professor Antonio José dos Santos Peçanha, comunica o falecimento do professor Arno Aurélio Viero. Neste momento, estamos consternados e revoltados pela brutalidade da morte deste professor de Filosofia que ensinou e defendeu princípios da ética e da não-violência.
Arno Aurélio Viero, que tinha 45 anos, engrossa agora a triste estatística de cidadãos niteroienses mortos ou feridos por bandidos que agem impunimente a qualquer hora do dia. A UFF lamenta, pois, reiteradas vezes, tem solicitado a todas as instâncias governamentais uma segurança para as áreas dos "campi", tendo dado subsídios, inclusive materiais, para que tais atos não acontecessem.
Toda a comunidade da UFF repudia o ocorrido e se solidariza com a família do professor Arno Aurélio Viero.
O sepultamento será realizado hoje, às 16h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro."


O Prof. Arno Viero deixa muitos amigos em Santa Maria; ele participou de todos os Colóquios de Filosofia das Ciências Formais, organizados pelo Prof. Abel, e se tornou conhecido entre nós não apenas pela competência profissional, mas também pela irreverência bem-humorada e simpática que marcava suas intervenções, mesmo nos temas mais áridos.
Estamos em luto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela e justa homenagem ao colega e, acima de tudo, grande ser humano Arno Viero. As fotos adicionais, no "Quadro de Avisos", lembram-me de toda a irreverência e carisma de Arno.

Anônimo disse...

Professor Arno deu sua última aula para a turma biblioteconomia (2* período), a qual eu pertenço. Ele terminou por volta das 17:40. E Parecia se despedir de todos nós, brincou muito, deu conselhos e exaltou a auto estima da turma, muito discriminada por outros cursos. Enfocou a necessidade de um esforço extremo para mantermos nosso CR, sempre elevado, a fim de termos condições de ingressar de forma mais eficaz no mercado de trabalho, cada dia mais exigente. Se pôs a disposição da turma e pediu total empenho da mesma. Contou alguns casos da sua vida docente e se despediu com um até logo. Fiquei chocada ao chegar pela manhã e saber do acontecido. Não pensei duas vezes: fui prestar uma última homenagem àquele, que de forma bem breve, marcou minha vida para sempre! É uma grande perda!