segunda-feira, agosto 15

O silêncio dos intelectuais

"O silêncio dos intelectuais" é um ciclo de conferências, de uma série intitulada "Cultura e pensamento em tempos de incerteza". Datas: de 22 de agosto a 5 de outubro, transmitida em tempo real, na forma de videoconferências, para as principais universidades federais do país. Não sei se Santa Maria está nesta lista!!!
O evento foi concebido e organizado pelo Adauto Novaes (lembra de Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética? Alguns dos participantes: Marilena Chaui, Francisco de Oliveira, Marcelo Coelho, Jean-François Sirinelli, Sérgio Paulo Rouanet, Renato Janine Ribeiro e José Miguel Wisnik.
A hipótese do Adauto é que haveria um marasmo na cena pública. Será? O argumento dele parte da idéia que há uma crise dos ideais universais, que sempre foram a matéria-prima dos intelectuais. "Quem nega que vivemos, hoje, problemas com os conceitos de Liberdade, Justiça, Razão e mesmo com os Direitos estabelecidos pelo Iluminismo e pelo republicanismo? Domínio quase absoluto do relativismo (na cultura, na política, nas artes etc. tudo se equivale. Nunca a idéia de Verdade foi tão negada); pragmatismo; ceticismo na política; submissão do trabalho intelectual aos interesses da tecnociência e à demanda política.” (...) “É preciso também descobrir até que ponto a crise é causa, até que ponto ela é conseqüência da decadência do intelectual. Nesse sentido, é importante questionar a relação que a ‘inteligência’ tem mantido com os meios de comunicação, em especial com a televisão. Se antes o intelectual debatia a Felicidade ou a Liberdade, por exemplo, hoje quem pensa é chamado a falar sobre poder, luta de interesses, economia doméstica, jogos amorosos etc. Há um reflexo disso na imprensa. Quando Sartre – pensador que muito nos inspirou na concepção do ciclo – veio ao Brasil, em meados da década de 1960, saíram sobre ele mais de duzentos artigos; hoje o que dá mais de duzentos artigos é uma loja da moda, que vende pulseiras da moda.”

A primeira palestra é de Marilena Chauí: "Intelectual engajado, figura em extinção?"
Por sinal, com essa fala, ela rompe o silêncio, creio.
O tema não poderia ser mais polêmico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u52793.shtml) há uma entrevista com o escritor Jostein Gaarder, autor de "O Mundo de Sofia", na qual ele faz a seguinte afirmação polêmica sobre o "silêncio dos filósofos": "As grandes questões filosóficas, como a natureza do Universo ou a existência de Deus, hoje são discutidas pelos cientistas, não mais pelos filósofos. Filósofos agora discutem linguagem, arte, coisas assim." Também consta da entrevista a confirmação de que estará na "pequena" (palavra de Gaarder) Passo Fundo na próxima semana.