terça-feira, agosto 23

Ernst Tugendhat em Santa Maria?


Ontem a noite o auditório do Goethe Institut, em Porto Alegre, transbordou de gente interessada no tema da morte. Marcada para começar às 19.00 horas, a palestra que foi divulgada como "Reflexões Filosóficas sobre a Morte" começou com um atraso de vinte minutos, para que fosse instalado um telão do lado de fora do auditório.
O titulo da palestra na verdade era "O nosso temor da morte", e concentrou-se numa reflexão sobre as atitudes que temos diante da morte, os distanciamentos que estabelecemos em relação a ela, e o que ocorre nas situações de proximidade da morte, quando muitas vezes ocorre a pergunta sobre o modo como temos vivido.
Tugendhat ofereceu uma hora de uma densa e original reflexão sobre um tema que não deixou de atrair a atenção dos filósosos (ele lembrou Kierkegaard, "a morte é o mestre da seriedade"), mas que segue sendo um dos mais difíceis de tratar. Valeu a pena a viagem. Tugehdhat deverá estar em Santa Maria no dia 5 de setembro, uma segunda-feira. Aguarde notícias. O tema provavelmente será esse mesmo.

Nenhum comentário: