quinta-feira, julho 28

Colin McGinn

Tirei o dia para ler A Construção de um Filósofo, de Colin McGinn (Record, 2004, por R$24,20 na Cesma). Valeu o dia. O livro oferece uma janela privilegiada para o processo de formação de um filósofo nascido na Inglaterra em 1950, numa família de operarios, na qual ele foi o primeiro a poder ir para uma Universidade. É uma autobiografia concentrada apenas no processo de formação filosófica pessoal, que inclui, por certo, excelentes resumos das grandes discussões que ele vai encontrando em sua vida de estudante e de profissional; desde o primeiro contato com o argumento ontológico e Descartes, até excelentes pistas para a gente compreender a Nova Teoria da Referência e algumas idéias de Gareth Evans (ávido motociclicista), Thomas Nagel, Wittgenstein, Hilary Putnam, Dummett, e de dezenas de outros profissionais com quem ele interagiu.
McGinn ganhou uma certa notoriedade depois que publicou um artigo onde sugeriu que certos problemas filosóficos tem uma refratariedade de fundo, que são, por assim dizer, intratáveis, insolúveis, misteriosos. O artigo era intitulado "Podemos resolver o problema Mente-Corpo?".O artigo foi recusado pelo Journal of Philosophy. Mais tarde, aceito e publicado em Mind, ganhou fama e lhe valeu a alcunha de "misteriano".
Para não dizer que o livro trata apenas de temas sisudos, como os de Kripke e Donnellan, tem também páginas hilárias, por exemplo, a que ele descreve uma conversa com Jennifer Aniston (ela mesma, do Friends)na qual ela, depois de saber que ele era filosófo, lhe pergunta: "E quem é seu filósofo favorito"? Achando que ela sabia algo do assunto, ele vai desfilando uma lista, "Russell", ("Nunca ouvi falar", diz ela), "Kant?", "Descartes?" e ela neca, até escapar um Platão, "Oh, sim, conheço Platão", e ele trata de mudar de assunto, elogiando o desempenho dela em Friends. Fazer o quê, diz ele, provavelmente, como namorada do Brad Pitt, ela se referia à filosofia oriental, tema que parece interessar ao rapaz.
Bueno, fico por aqui hoje.

Nenhum comentário: