quinta-feira, julho 21

Leituras para a hora

Um bom livro para a hora foi traduzido e publicado no Brasil em ... 1989. Não me cansei de elogiá-lo na época, mas diziam que o autor era da turma do FHC, não precisava ser lido. Chama-se "Capitalismo e Social-Democracia", de Adam Przeworski, Cia. Das Letras, 1989.
Uma das teses do livro era a seguinte:
“No processo de competição eleitoral, os partidos socialistas são forçados a solapar a organização dos trabalhadores como classe, e compromissos entre trabalhadores e capitalistas acerca de questões econômicas são possíveis sob o capitalismo e, por vezes, preferidos pelos trabalhadores” (p. 16)
Dizia o Przeworski: os partidos socialistas (que se dizem, ao menos) vivem um dilema: “ ter um partido homogêneo em termos de apelo a uma classe mas condenado à perpétua derrota eleitoral, ou ter um partido que luta pelo êxito eleitoral às custas da diluição de seu caráter de classe”. (p. 39)
Qualquer semelhança não é coincidência; o resto, que estamos vendo, é por outras contas.

Um comentário:

Anônimo disse...

"A Revolução dos Bichos", do Orwell, é uma "releitura" que sugiro para o momento. Impressiona a quantidade de analogias que podemos fazer em relação à crise atual. Gosto do retrado que Orwell faz da elite emergente e burocrata.
A comparação com Silvinhos, Delúvios, Land Hovers, etc, é quase inevitável.