sexta-feira, julho 8

Filosofia da Mentira (II)

Leia os comentários de Mariel na Filosofia da Mentira, aqui embaixo. Levou as fichas!
Estou meio de gripe, volto amanhã, se puder! Nesse meio tempo, o noticiario nacional mostra que uma filosofia da mentira se torna cada vez mais atual.

6 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...
"Mentiras são erros propositais sobre fatos reais"(MARIEL). Não,Mariel, o homem não tem todo esse "domínio" que preferes para ele.
Eu prefiro seguir por: "mentiras são acertos proposicionais criados pelos fatos reais". A "intenção" vem dos fatos, e não do sujeito.
Situação standard A: Mentimos quando renegamos o que os fatos nos "impõem". Situação standard B: Dizemos a verdade quando nos submetemos ao que eles impõem.
Critério para ambas situações: cada uma é inversamente proporcional aos cânones de valor moral: bem/mal, certo/errado, belo/feio, e, claro, mentira/verdade.
Ou seja: se um fato real me impõe mentir e por eu julgar errado fazê-lo digo a verdade, estou mentindo; não para o outro, nem a mim mesmo, tampouco aos fatos presentes, mas a fatos reais pretéritos, que ocasionaram toda sorte de acontecimentos presentes.
Vejamos a outra frase!

Anônimo disse...

seria interessante esclarecerem ao que se referem qdo falam em 'fatos reais' e intenção.
está parecendo q referem-se a Fatos, Relatos, História.. tudo com letra maiúscula... narrativas q se sobrepõem a tudo... ao sujeito, à ação...
em relação à intenção ... tá cheio de gte por aí cometendo crimes, por ex., e dizendo em seguida q não teve a menor intenção.. talvez o cotidiano fale mais sobre isso do q os 'se'...

Anônimo disse...

Dois comentários, um para dia 08 e outro para o dia 07 foram colocados aqui para uma discussão séria. O 2º anônimo para o dia 08, não é o mesmo - a pessoa deveria ao menos evitar confusões e poderia ter posto "anônimo II". Os dois primeiros anônimos, em ambos os dias, são meus. Além do mais, não aceito essa forma desprezível de escrever, estilo chat. Não suporto chats, são muito chatos.
Internet é para "navegar" e não "naufragar". Desculpem-me a franqueza. De um fiel debatedor, assinado Anônimo.

Anônimo disse...

não suporto depantes.....

Anônimo disse...

rsrs...
pedante eh a palavra, assim de forma desprezível msm ... contra alta e baixa cultura...............a vida eh assim sorry

Anônimo disse...

Será que um inadvertido discípulo de Aristóteles não diria simplesmente que me mentir é dizer do que é que não é, sabendo que é? Ou dizer do que não é que é, sabendo que não é? Não sei, talvez tenha sido adequado o uso de "inadvertido".