segunda-feira, março 10

Padre Lauro na Rolling Stone


"Um chrysler 300 preto corta silenciosamente as ruas de Santa Maria em uma manhã qualquer de janeiro, conduzindo um passageiro conhecidíssimo na cidade que boa parte do Brasil já ouviu falar devido à sua universidade federal, à sua base aérea e aos seus personagens fascinantes, o motorista do Chrysler dentre eles. São 11 horas e, ao som de uma voz grave que recita salmos no CD-player, Lauro Trevisan assim justifica seu patrimônio, não o espiritual, mas o material: “Faço a oração da riqueza. Sou um pregador da riqueza. Deus dá o que se pede e eu pedi isso”, sentencia, sem rodeios, quando o questiono sobre seu carrão, uma máquina empurrada por 340 cavalos de potência e quitada dias antes – R$ 170 mil, dos quais R$ 125 mil em cash (uma Mercedes conversível serviu para pagar o restante). Aos 73 anos, o padre Lauro, como é comumente chamado, é um peixe grande em uma cidade de cardume variado."
Eis o começo da matéria do Márcio Fernandes, na Rolling Stone de março, que deve estar chegando nas bancas hoje. Vamos aguardar. A foto é do Marcos Hermes.
Gostei do "cardume variado."
Falando em peixe grande, no blog da Rosane tem novidades sobre o caso Rodin. Escreve ela:
"Haverá surpresas no relatório da Polícia Federal que será divulgado na sexta-feira. Foi o que disse há pouco no Gaúcha Atualidade o Superintendente da Polícia Federal, Ildo Gasparetto. O número de indiciados, que já estava em 35, deve aumentar. E haverá a sugestão para que a Justiça solicite autorização ao Supremo Tribunal Federal ou a tribunais regionais para investigar pessoas que têm direito a foro privilegiado. Deputados federais, por exemplo, só podem ser investigados com autorização do STF. Deputados estaduais só com autorização do Tribunal de Justiça."
Usando a expressão do Márcio Rodrigues, parece que tem peixe grande nesse cardume variado dos pensadores bocamontenses.

3 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Ronái meu velho, como vais?
Passei na banquinha, não chegaram ainda as Pedras Rolantes, mas vão chegar, seguro que sim. Vamos a ver o que há para ser dito sobre don Padre Lauro que nosotros ainda não sabemos.
De resto tudo certo, ainda não pude cruzar o campus e aportar na tua sala com meu/teu picolé de limão em punho. Quem sabe nesta sexta-feira?
Abraços para ti.
Guina
em tempo: estou atrasado nas postagens, mas ando lendo umas maravilhas (por exemplo, todos os 154 poemas do Kaváfis, em uma edição bilíngue - mas eu sou monolíngue! - muito bonita da Odysseus.
abraço na Marta e obrigado pela lembrança no dia 04.03

Ronai Rocha disse...

Caro Guina, somente na quinta-feira a RS chega por aqui.
Que beleza essa notícia da leitura do Kavafis. Vamos comparar com a edição que tenho, feita por um grupo de Florianopolis.
Quanto ao picolé, quem sabe na sexta teremos um bom dia para isso? Eu ando me maravilhando com Melville, pois decidi, antes que seja tarde, ler Moby Dick, e estou lamentando não ter feito isso antes na vida. Melville é um portento!

Saucedo disse...

Oi Ronái,

Depois dessa declaração do homem da fé, São Francisco deve estar pulando na cova.
Um abraço,

Saucedo