A Filosofia na Feira
Se houvesse justiça no mundo - há alguma, menos do que gostaríamos! - o estande da Filosofia na Feira das Profissões deveria ganhar um prêmio (pois que este ano haverá um prêmio para o melhor estande, etc,). Deixa para lá. O que importa é que os meninos e meninas criaram um estande muito criativo, com duas situações interativas muito boas. Na primeira, eles projetam quadros de Escher, que aparentemente fazem sentido, mas que, considerados com atenção, se mostram absurdos. Ali pode começar uma conversa legal sobre coisas com os limites do sentido, perpectivas, etc. Na outra, eles escrevem perguntas num quadro-branco. Aí chega o curioso, lê as perguntas, escolhe uma e é convidado a escrever umas linhas, para concorrer a um prêmio, parece que é um adesivo bonito, mas poderia ser um livro, um beijo, um cafezinho. Bem, hoje, passei por lá por volta de quatro e meia da tarde, já haviam varios textos, cada um mais interessante do que o outro.
Aqui vai uma mostra das perguntas. Os alunos escolhem a cada dia umas três ou quatro.
• Podemos duvidar de tudo? Quem duvida de tudo, duvida que está duvidando?
• De onde vêm as idéias de bem e de mal? É possível que haja um acordo sobre o que é “bom”?
• Tudo o que é, era para ser? Existe o destino?
• Mentir é sempre errado? Podemos mentir para evitar o sofrimento de alguém?
• Devemos sempre obedecer as leis? Uma lei pode ser injusta?
• A existência de Deus é uma questão de fé pessoal ou pode ser provada?
• Será que temos, de fato, liberdade? Será que somos, de fato, donos de nossos atos?
• Tudo é relativo. A afirmação que “tudo é relativo”, é relativa?
• Quando podemos dizer que começa a vida de um ser humano? “Ser humano” é a mesma coisa que “pessoa”?
• A gente gosta de uma coisa porque é boa (ou bonita, ou agradável) ou a coisa é boa porque a gente gosta dela? Gosto se discute?
Tem mais. Depois eu conto. Um abraço para essa gurizada boa.
2 comentários:
Quantos elogios! Incentivando assim dá mesmo vontade de seguir trabalhando na feira..mesmo com essa chuvarada incoveniente! Aliás, coitados dos visitantes de ontem..estavam na maioria pingando...
É valeu a pena o empenho e as idéias novas do pessoal. Com certeza nosso estande ficou bem atrativo e surgiram muitas pessoas interessadas e principalmente intrigadas com as perguntas do quadro e as figuras "absurdas".Claro que sempre tem aqueles que passam longe ou até mesmo ficam olhando e depois de um tempo exclamam "ah isso é demais pra minha cabeça!". ah sem falar das expressões aterrorisadas!
Obrigada pelo apoio professor! abraço!
Postar um comentário