terça-feira, janeiro 29

Rolling Stone


A foto acima é do Araquém Alcântara, uma das feras da fotografia brasileira. O Araquém foi contratado pela revista Rolling Stone, aquela mesma de música, para acompanhar um repórter até uma cidadezinha chamada Colniza, no MT, considerada a cidade mais violenta do Brasil. A média de assassinatos é de 165,3 por cem mil habitantes. A região é uma das principais fontes de madeira ilegal no Brasil. E de cocaína, vinda da Bolívia. Pois a Rolling Stone foi lá e fez uma belíssima reportagem, daquelas do velho e bom jornalismo de investigação. Isso foi no número de Dezembro de 2007. A seção chama-se "Conexão Brasilis" e ocupou oito páginas da revista, incluindo um show de fotos do Araquém como a que está acima.
Em janeiro de 2007 a "Conexão Brasilis" ocupou-se com Belém, camelôs, pirataria, tecnobrega. Mais uma bela matéria, com a competente fotografia de Flavya Mutran.
Dias atrás fui procurado por um repórter da revista, acompanhado de um fotógrafo de quilate igual aos já citados. Estavam na cidade, queriam conversar. A pauta principal da "Conexão Brasilis" era o Padre Lauro Trevisan; o repórter havia lido o blog e queria incluir outros palpites para explorar outros temas - vide blogue - .
Fiquei surprêso com o profissionalismo da revista. Hospedou a dupla no Continental, tinham carro alugado, equipamento de ponta, tudo o que um profissional sonha.
A Rolling Stone parece ter gostado de Santa Maria. Pelo que vi, se fosse por eles, os temas seriam muitos. Visitaram o Recanto Maestro, o Parque Oásis, a UFSM, tiraram fotos do Padre Lauro na frente do reluzente Chrysler 300, enfim, forraram o poncho de material e se foram campo afora.
A ver em abril, eu acho.

Nenhum comentário: