domingo, janeiro 13

Barato

Conversei com um advogado que tem algumas informações sobre o caso Detran/Fatec neste final de semana. Ele me lembrou o quanto é fácil um caso como esse arrastar-se por 10 anos na Justiça. Com um prazo desses de demora, ninguém vai preso. O advogado, meio que em tom de consolo, disse que isso não seria tão grave, pois já existe uma condenação moral dos acusados, combinada com o bloqueio dos bens.
Achei o raciocínio defeituoso. A condenação moral por certo existe, mas é genérica, difusa e se abate sobre todos os envolvidos de forma indiscriminada, sem pesos e medidas, que é a essência da condenação por meio de processo bem conduzido. A condenação moral é como o travesseiro de penas. Isso sem falar que deve haver, imagino, penas e pesos diferenciados para quem é arquiteto de um crime e para quem tenha se envolvido de forma menor, coisa que nada tem a ver com moral. e se houver algum inocente no meio, como é que fica?
O mesmo advogado lembrou de uma conversa que teve, antes do acontecido, com um dos mentores, a quem perguntou se ele tinha vontade de voltar a fazer política como político que fora, um dia. O mentor teria respondido que "era mais barato comprar políticos."

Um comentário:

Aguinaldo Medici Severino disse...

ronái, como vais?

te passo um poema do e. e. cummings que eu acho define a situação:

"a politician is an arse upon which everybody has sat except a man"

boa semana meu caro.