quarta-feira, fevereiro 20

Uruguai


O último número da edição brasileira de "Le Monde Diplomatique" (ano 2, numero 7, fevereiro) traz um artigo de duas páginas da santamariense Deisy Ventura, sobre as desventuras do mercosul. Segundo ela, o que há de mais vivo no Mercosul deve-se às iniciativas da sociedade civil e não às ações efetivas dos governos, que gastam semestralmente mais de um milhão de dólares nas reuniões de trabalho, grupos de estudo, etc. Um belo artigo, recomendo.
Andei por uns dias no Uruguai. Acho que dona Deisy tem razão. Um dos estabelecimentos que visitei, na beira da estrada que liga Minas a Solis de Mataojos vende carros antigos. O dono comentou que seus clientes preferenciais, noventa por cento, são brasileiros. Um Citroen 1950 bem ruim das bielas vale quatrocentos dólares. Um Dodge Limousine de cinquenta e poucos e em estado razoável vale cinco mil dólares. Eles entram no Brasil pelos banhados de Aceguá. Não estão nem aí para os procedimentos jurídicos previstos pelos burocratas.
Na foto, um Dodge Custom, quase inteiro, diz o rapaz que os apresenta aos brasileiros compradores. No Uruguai há uma lei que protege os carros antigos, considerados como patrimônio do país.

Nenhum comentário: