sábado, fevereiro 23

Cavalgada


A foto é de Silvana Garzaro. O texto é da Isto é Gente:

"Mercadante na maior cavalgada do mundo
A maior cavalgada do mundo foi realizada no domingo 23, em Ouro Preto, Minas Gerais. A largada foi na antiga Coudelaria Real, onde Dom João VI deixava seus cavalos. Participaram da marcha 1.022 cavalos da raça Mangalarga Marchador que percorreram 15 Km da Trilha dos Inconfidentes.
O evento entrou para o Guinness Book. Entre os cavaleiros, estava o deputado federal Aloizio Mercadante. “Cavalgar é uma das minhas paixões. Quando tenho tempo, monto e passo dias no meio do mato”, disse Mercadante. O organizador da prova, Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário do Haras Maripá, principal criador da raça no País, liderou a cavalgada ao lado de sua mulher, Sophia Rondon de Medeiros Baptista de Oliveira, bisneta do marechal Cândido Rondon. “Todas as manhãs vamos para a Hípica Paulista, em São Paulo, onde cavalgamos. É a nossa terapia de casal”, contou."

Os butiás estão no bolso, como se diz por aqui no pampa. Eu mesmo, se tivesse mais tempo, voltaria a cavalgar. Até hoje me recordo com prazer de montar a cavalo ali na Fazenda São João, em Formigueiro. Uma vez cheguei mesmo a levar uma tropinha até o fundo do Formigueiro, junto com uma gauchada de primeira, incluindo o Negro Cafuncho. Meu primo Cleber, vaqueano como poucos guris, é testemunha.
Andar a cavalo é uma das coisas mais emocionantes que se pode experimentar na vida; aquela potência no meio das pernas da gente, animalidade pura, e ainda por cima, se bem domado, ao nosso bel controle, a quê comparar?
Minha vida é na cidade, um professor.
Hoje minha pequena poderosa é uma lambreta, ferro e borracha que nada tem a ver com a potência animal de um mangalarga. Mas é o que tenho para montar. Amanhã dou uns laçaços nela, para matar a saudade.
Eu não fazia a menor idéia que o Senador gostava de montar a cavalo. Chegou a entrar para o Guiness, vejam só.

3 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

mas ronaí meu velho, tu desencavas um a notícia do tempo em que o senador era deputado e não nos mata a curiosidade de saber se ele contestou tua missiva? diga-me lá (e agora valendo mesmo um picolé de limão: tem estancieiro nesta linha?)
um putabraço deste acumulador de banquinhos mochos.

Aguinaldo Medici Severino disse...

ronái, só para constar:
em 2002 era assim
http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/politicosdobrasil/2002/1099-02.pdf
vamos a ver em 2010.
inté

Ronai Rocha disse...

Mestre Guina, meu banquinho vai se mexer. Me aguarde. Um abraço.