sexta-feira, novembro 2

Ensino noturno

Saí do prédio do CCSH ontem por volta de 22.25, depois de aplicar uma prova. Caía uma chuvinha fina. Meu carro era o único no estacionamento.

5 comentários:

Saucedo disse...

Pois é! Isso é uma coisa absurda nesse país. Não usamos quase nada da estrutura das IFES a noite. Tem cabimento? Ronai, sobre o REUNI entre no endereço abaixo e vc encontrará, no link biblioteca, um documento interessante sobre o REUNI.
http://www.projetobr.com.br/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1013.7
Um abraço

Aguinaldo Medici Severino disse...

só para constar. o site sugerido acima discute alguma coisa sobre o reuni ou apenas faz propaganda subliminar dos gloriosos projetos lulescos? eu também dou aula a noite no campus e para mim, que sou o menor dos anões, o problema não é a falta de carros mas sim a falta de biblioteca, de luz, de computadores, de lanchonetes, de ônibus, de segurança e por aí vai. eu ainda voto por dar diploma para qualquer vivente que passar no vestibular. sai mais barato e contenta a todos os protagonistas desta comédia de erros.

Saucedo disse...

Aguinaldo,

O site é independente e não discute apenas o REUNI, mas economia, saúde, etc. O artigo que vc vai encontrar lá mostra os erros do REUNI(que não são poucos). É muito interresante!

Ronai disse...

Caros, fui olhar o sítio que o Rogério recomendou e minha atenção acabou desviada para outros documentos ali postados, em especial um estudo do CNE sobre o "apagão de professores" no ensino médio. Fala-se em um déficit de mais de 100.000 docentes somente na área de Matemática. Aqui na Ufesm formamos 32 professores de Matemática no ano passado, a UFRJ formou 11. Quanto ao Reuni, vou ler o estudo do professor; eu dou a ele o mérito de levantar esse assunto da relação professor-aluno, que em algumas universidades federais é muito baixo.

Aguinaldo Medici Severino disse...

uma nota sobre o número enorme de professores de ciências que estão faltando...
os números compilados são de 2002 e são mesmo enormes. só de física são quase 50.000 professores a menos.
a resposta rápida do governo é "facilitar" as licenciaturas em ciências: "se um indivíduo quer se formar em ciências e dar aulas no nível médio não há porque ter a mesma formação de um outro indivíduo que quer fazer pós-graduação", parecem dizer nossos guias geniais das massas.
toda a lógica dos cursos novos propostos para licenciatura partem deste ponto.
qualquer contribuição sobre este assunto há que se começar por um pouco de honestidade intelectual.