domingo, novembro 18

Afundações

Em Porto Alegre, na UFRGS, tem afundação. Lá, no entanto, há um Conselho Universitário que não se mixa. Aqui, que me lembro, as vozes que ergueram a favor de um pouco de ceticismo quanto às boas intenções foram esquecidas. Os dirigentes superiores das duas últimas reitorias deram curso a um processo de "integração" da pesquisa com a "comunidade" que se pautou pela anomia e pelo patrolamento do Conselho Universitário. Não faria mal comparar o funcionamento das duas instituições. Não faria mal perguntar porque certas empresas - especialmente no setor das ciências rurais e florestais - tem manifestado uma grande preferência pela ufesm (por muitos anos vamos ter que escrever assim, em caixa baixa); não tiveram chance na UFRGS.
Depois de duas semanas de crise, a Fundae pariu uma nota de perplexidade: não sabiam de nada, nunca antes, etc.
Depois de duas semanas de crise, a ufesm não pariu nenhuma nota sobre nada da afatec.
Segundo arazão, o vice-disse que ia fazer de conta que não havia visto os protestantes-estudantes quebrarem os vidros, etc. Ninguém sabe, ninguém viu.
E o Conselho Universitário daqui, vai continuar fazendo de conta que a afatec não fica dentro do Campus? E que culpa temos nós se os diretores de centro não entendem de contabilidade? Não deveriam contratar contadores isentos para examinar a papelada?
O povo, na rua, continua perguntando sobre auditorias mal havidas sobre projetos que financiaram, além de coquetéis, investimentos no ensino superior privado.
Como diria a Marilena do Oiapoque ao Chauí, vamos esperar que os promotores públicos e a polícia federal façam mais denúncias e prisões ou alguém de dentro da diretoria da afatec tem alguma coisa roxa para mostrar e enxotar as lebres?
Eu levei uma mijada de um Diretor de Centro, quando, no Conselho Universitário, pedi ao atual Vice-Reitor, assumindo o cargo, que desse umas vassouradas na afatec. A autoridade diretiva me ironizou, dizendo que o dito vice já estava perfeitamente a par de tudo, etc. Fiquei na minha. Vassoura nova pode apresentar surpresas, confiei. Deve estar em alguma ata do Consu, como estão em atas do Consu algumas brigas minhas com alguns que hoje andam na mira da polícia.
Confio, por mais uns dias.
Depois, me esperem. A vida é curta.

Um comentário:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Ronái meu caro, como vais?
Uma das coisas incríveis desta história toda é que a gente MUITO preocupada com os exageros: "Não podemos acusar ninguém", diz um; "Quando a justiça condenar definitivamente alguém eu me posiciono", diz outro; "É uma vergonha algemar um cidadão daquele jeito", diz ainda um outro. Enquanto isto as notas jornalísticas vão diminuindo de tamanho e se afastando da precisão.
A maior interessada na solução disto é a ufesm mas parece que o tonel de água fervente já está em ritmo industrial preparando panos quentes para que todos esqueçam o acontecido. Anote aí: daqui a pouco vai começar a caça as bruxas (no caso, aqueles que fazem coro a PF e o Ministério Público e aguardam explicações das afundações santamarienses).
Ah! O meu banquinho continua a tua disposição. É um legítimo banco mocho que eu comprei para matear e me sentir mais gaudério. é bem comfortável.
boa semana meu caro.


!