terça-feira, setembro 26

Uma linha?

Sigo adiante, pelo amor à conversa, com a postagem de pé-de-post de "Dom Sullivan".
"Apenas uma linha de um livro escolar no futuro, dando conta de como um projeto tacanho de poder e um anão mental seduziram uma maioria semi-letrada e ignorante de eleitores brasileiros."
Não discordo que o projeto de poder dos que foram aparentemente defenestrados, seja tacanho, dentro de certos critérios:
do Dilúvio ao Genuíno, há uma semelhante extração político-social, com variantes: partidão, arrivismo político, carteiras de trabalho cheias de cecês, etc. Por outro lado, as iniciais do "anão mental" ornamentavam, nos idos de oitenta, quatro entre dez automóveis no campus da Ufesm e em outros campus quetais do Zilbra. Assim, acho que será preciso mais que uma linha para explicar como ocorreu esta sedução. Tá bom, indo adiante com a ironia - esse tema das condições de possibilidade da sedução política dá muita manga pro meu pouco pano, mas se a gente quer entender o que está ocorrendo - a possibilidade de não haver um segundo turno, por exemplo -, e estamos usando categorias aparentemente racionais para entender o causo, acho que não é legal apelar para a idéia de semi-letramento e ignorância.
Ignoram umas coisas, levam em conta outras.
Meu voto no domingo será para que exista um segundo turno.
O que estamos vendo com os olhos que a terra há de comer um dia vai nos dar muito mais trabalho para entender se a gente tiver um olhar condescendente para aqueles a que chamamos de "maioria". Eu acho.
Quero voltar depois a esse ponto importante do "projeto de poder".
Hoje me lembrei, com alguma nostalgia, de alguns antigos alunos, A.A., com quem tive boas conversas, muitos anos atrás, sobre tais projetos.

4 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

ronái e amigos,
especificamente sobre este tema acho que o último post do alon feurerwerker (um petista de carteirinha ainda vigente, diga-se de passagem,
http://blogdoalon.blogspot.com/ ) tem muito a ver com tuas indagações ronái. está na linha do "vamos entender o quê está acontecendo mesmo". dou um ponto para os argumentos dele.
como fui eu que postei a frase que você destacou neste post original (estava com pressa e as vezes digitar a e-nésima senha do blogger é uma chatice) não tenho o menor problema em registrar que eu acho que nesta reta final da campanha para presidente só há dois tipos de apoiadores do lula: ou você é um semi-letrado que ganha um prato de comida do lula e quer continuar ganhando para sempre este mesmo prato de comida, ou você é um cidadão que se incrustou (ou tem seu provedor financeiro incrustado ou tem projetos de se inscrustar) na máquina do estado petista e não vai largar este naco do estado por nenhuma comprovação imaginável dos desmandos do atual governo. no meu mundinho pequeno só o fato do lula mentir descaradamente ou se esquivar de explicitar sobre seu papel nestas traquinagens do pt (desde o dia 01.01.2003 até agora) o coloca na caixinha dos anões-mentais. o darwin está certo afinal de contas. o homo sapiens sapiens é apenas mais um specimen que luta para pagar o leite das crianças. continuo defendendo a idéia de "uma linha", mas esta defesa fica para um outro dia.

Anônimo disse...

Caro Ronai
Meu voto no domingo também será para que exista um segundo turno. Há muita coisa para ser melhor compreendida. Não me servem argumentos como "melar a eleição" ou "tentativa de golpe". Estamos longe disso. E em meio a um lamaçal de grandes proporções e ao uso corrente de velhas práticas políticas. Quem conhece um pouco do sindicalismo, universitário inclusive, não se surpreende com a adoção de tais práticas.

Anônimo disse...

só digo: "ninguém (politicamente) me representa!"

Anônimo disse...

Ronai, sobre um "olhar apurado"! Vasculhe lá:
http://www.tassianovaes.blogspot.com/
Bj