segunda-feira, fevereiro 6

Expandir?

Visitei o sítio do Mec e li um documento sobre o programa de expansão das Universidades Federais. Foram criadas recentemente quatro universidades federais: do ABC, do Pampa, da Grande Dourados e do Reconcavo da Bahia. Se eu somei direito, serão necessários nos próximos anos ao redor de 1.900 professores (para mais) e mais de 1.500 funcionários. As vagas docentes, segundo o governo, estão sendo tomadas emprestadas daquelas que ele deve às universidades já existentes (ao redor de 4.000, ocupadas por substitutos). As de funcionários, todos sabemos como vai o caso: à beira do caos em várias situações. Lembrando que a idéia de não dar aumento vem passando de governo a governo, há uma década, como fica essa história de "expandir"? Expandir o quê mesmo? Quem vai bancar e como essa expansão? E depois dessas quatro, novas em folha, tem mais seis universidades novas, a partir de unidades menores já em funcionamento. E é impressão minha ou quase não se fala nesses assuntos delicados?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo Ronái. De fato não é impressão tua não. Esta expansão das IFES nunca foi debatida e não sobrevive a uma planilha de custos, tem uma única finalidade, atrair todos os sem-universidade à cabine eleitoral do lula em outubro deste ano. Como diria o Swift, eu tenho uma proposta modesta: que tal distribuir diplomas universitários para qualquer indivíduo que demonstre ter algum interesse. As associações de classe passariam a fazer exames, demolidores como os da OAB, e a população faria o controle de qualidade (da época das cavernas por suposto). Eu acho que a atual administração só quer um número alto de matriculados em IFES para mostrar para os netinhos, quanto mais inflacionado melhor. Qualidade é problema menor, coisa de coreano, chinês, indiano, etc e tal. Abraços meu caro.