quinta-feira, fevereiro 2

Desocupados

Para quem não sabe, presidi duas reuniões do Conselho do CCSH, na qualidade de Diretor Pro-Tempore, a convite do próprio Conselho. Na primeira reunião ficou decidido que haveria eleição do Diretor no próprio Conselho; na segunda, foi feita uma votacão secreta e uninominal, da qual saiu como eleito, com todos os votos dos presentes, o Prof. Rogério Koff.
Entre as razões pelas quais o Conselho decidiu pela escolha da lista tríplice no interior do próprio Conselho destacam-se duas que eu mesmo defendi junto aos conselheiros.
a) pelo Estatuto da UFSM o prazo para elaborar a lista tríplice termina no dia 26 de fevereiro;
b) no mês de fevereiro temos apenas um punhado de estudantes do CCSH em aulas; na melhor das hipóteses, trinta por cento; os demais não tiveram greve e somente voltarão em maio. A opção pela consulta à comunidade implicaria de duas, uma: consulta dentro do prazo, com esses trinta por cento; consulta fora do prazo, por volta do final de junho, com todos; a segunda opção implicaria descumprir o Estatuto da UFSM e deixaria o CCSH por seis meses com um Diretor pró-tempore. Diante desse quadro o Conselho optou pela eleição no interior do Conselho. Foi dado um prazo de oito dias para as inscrições, amplamente divulgado no Centro. Somente o Prof. Rogério se apresentou. Foi eleito por unanimidade. Isso inclui o voto dos estudantes presentes.
Algum desocupado (porém, de plantão!) chamou o que eu expus acima de "desculpas esfarrapadas". Disse ainda que essa escolha pelo Conselho atenta contra a democracia, bla-bla-blá e etc. De duas, três. Ou o desocupado queria que a eleição fosse feita em fevereiro, para que os estudantes do Curso de Economia e Arquivologia, etc, elegessem algum bigodudo, ou o desocupado queria que o Centro ficasse amornando o lugar até a metade do ano. A terceira é a seguinte: como diria o Marquês de Sade, "ainda um esforço se queres ser republicano..." Eu, hein?
Eu não vou falar sobre a concepção e a prática da democracia na UFSM, porque eu mesmo não sou desocupado, tenho mais o que fazer, e as pessoas deviam olhar melhor para o próprio rosto.
Vão se catar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo Ronái. Sua atuação foi irretocável. Parabéns pela serenidade e correção. E viva o CCSH e a UFSM que merecem um pouco mais de ar fresco (sol e ar fresco são sempre o melhor desinfetante, dizia minha avó).
Inté (e vamos a ver se marcamos aquelas expedições às cataratas missioneiras).