Bento Prado Jr.
"Colegas e amigos:
A ANPOF acaba de receber do Professor João Carlos Salles uma triste
notícia, e aqui reproduzimos seu texto, que toca no coração de toda a
nossa comunidade: "Lamento informar o falecimento do professor Bento Prado de Almeida Ferraz Junior, neste dia 12 de janeiro. Colega e grande amigo, Bento é também um exemplo em requinte e em profundidade do que melhor se produziu em Filosofia no Brasil, destacando-se tanto por sua escrita quanto por sua fala. Além disso, é também um exemplo de compromisso institucional, de empenho pela comunidade filosófica nacional, tendo sido, aliás, por duas vezes, Presidente da ANPOF. Como personalidade pública, sua corajosa história é bastante conhecida, sendo ele, além de profissional da Filosofia, um destacado intelectual brasileiro."
A ANPOF perde então um de seus grandes Presidentes, e muitos de nós perdemos um grande amigo, mas a memória de sua inteligência excepcional, de seu humor finíssimo e de sua afabilidade com os mais jovens deve permanecer.
Álvaro L. M. Valls".
Um comentário:
É uma perda lamentável. Do trio de colegas FH, Giannotti e Bento, todos os três intelectuais importantes, reconheçamos, Bento era o mais aberto às diferentes áreas da filosofia e às diversas áreas fronteiriças da filosofia.
Sua tradução de Descartes ecoa em nossas mentes, sua chamada para que Porchat ria de si mesmo é um momento marcante da nossa filosofia, sua abertura para a antropologia de Clastres é marcante, seu gosto pelo Descartes de Baker & Morris revela seu tino.
Que ele seja lembrado da melhor maneira, sendo lido e discutido.
Postar um comentário