quinta-feira, janeiro 11

Prova 3: o que é mesmo a Filosofia?

A prova 3 (Filosofia, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira) contribuiu para o enriquecimento das lendas urbanas sobre as questões de Filosofia. Um grupo de professores de Matemática teria se atracado com a questão 4, tentando resolvê-la. Ao cabo de vários minutos um deles arriscou o palpite: "Mas isso não é uma pergunta de Matemática, isso é da Filosofia...".
Enquanto isso - continua a lenda urbana - alguns professores de Filosofia procuravam chegar a um consenso sobre afinal, quais eram MESMO as cinco questões de Filosofia na prova do dia.

4 comentários:

Andrei disse...

Acho que faltou um kantinho para o Kant...
Abraço

Andrei disse...

o prosorov se chama andrei...

Frank disse...

Andrei:

É verdade que não tivemos uma questão específica sobre Kant; entretanto um aluno não poderá entender as bases da teoria kantiana do conhecimento se não dominar as noções envolvidas na questão 17 da prova 3. Imagine-se tentando entender a distinção entre juízo analítico e juízo sintético sem o devido domínio das noções de extensão (esfera, na terminologia kantiana) e compreensão de um conceito. Aliás, trata-se de uma distinção largamente empregada por filósofos como, por exemplo, Leibniz e John Stuart Mill (nesse último sob a terminologia "denotação" e "conotação"). Acho que é esse o espírito da proposta: TAMBÉM incluir noções instrumentais, de largo emprego na filosofia, mas também fora da filosofia. Salvo melhor juízo, trata-se da transversalidade PEDESTRE em ação.

Ronai Rocha disse...

Gracias, Frank, eu não saberia dizer melhor.