terça-feira, janeiro 9

Questões de Filosofia

Alguns professores de Filosofia estão virando corujas, no melhor dos sentidos, orgulhosos de seus alunos; e não apenas nos cursinhos e no nível médio, diga-se de passagem.
No folclore da prova de hoje há uma história sobre um professor de Filosofia que teria reclamado que, ao invés de cinco questões, havia apenas uma.
Fora do folclore, nas entrevistas com alunos que ouvi, esse foi um dos comentários em tom positivo: as questões de Filosofia nem sempre eram evidentes como Filosofia, e o aluno tinha uma surprêsa intelectual agradável, ao ver um tema de outra disciplina ser abordado de modo diferente.
Essa deveria ser uma (eu disse UMA) característica importante da presença da Filosofia no currículo escolar: praticar uma transversalidade pedestre e efetiva.

6 comentários:

Frank disse...

Conferindo o desempenho dos candidatos no primeiro dia de Vestibular, qual não foi minha surpresa ao verificar que nenhum dos 123 candidatos ao Curso de Filosofia que compareceram acertou todas as questões de Filosofia! A média de acertos entre os candidatos ao Curso de Medicina foi inferior a 40%!

Unknown disse...

::surpresa de que tipo, Frank?::

Ronai Rocha disse...

:)

Frank disse...

Corrigindo:
:-e mas de modo algum :-D

[]´s

Frank disse...

Gisele,

aí vai a tradução dos emoticons:
":-e" significa desapontado,
":-D" significa surpreso,
"[]" significa forte abraço.

Acabei de ouvir entrevista do Pró-Reitor de Graduação na Rádio da UFSM, e, ao analisar os dados de desempenho, ele afirma que o desempenho dos candidatos ao Curso de Filosofia nas questões de filosofia das duas primeiras provas sugere que esses candidatos não são "especialmente vocacionados" para a filosofia (talvez não tenham sido exatamente essas as palavras de Jorge, mas foram nesse espírito). Eu quis dizer algo parecido. Essa situação não deveria, de fato, surpreender ninguém, mas entristecer, desapontar,...Minha experiência de onze anos de ensino na UFSM sugere que muitos (muitos mesmo) alunos adquirem amor pela filosofia durante a realização do curso, e isso graças a professores como Ronai, que é apaixonado e tem talento para o que faz.

Unknown disse...

Eu preciso dizer que minha paixão pela filosofia, e nisso concordo com Frank, esteve sempre alimentada pelas aulas e conversas com meus queridos professores Ronai, Abel, Róbson e Frank, este que com sua paciência e dedicação me ensinou que alógica não é um monstro horrível. É claro que só agora eu consigo perceber o quanto valeu a pena as penas dos anos de estudo em lógica, mas não poderia deixar de agradecer à vocês todos a confiança no meu trabalho.
[], [], []..