terça-feira, janeiro 9

Homens, mulheres, vinho e signos

Ao que parece, a questão de número trinta e dois da prova de hoje é uma homenagem aos estudos de semiótica e filosofia da linguagem.
Em um texto de natureza autobiográfica, Charles Peirce escreveu que "... desde o dia em que, na idade de 12 ou 13 anos, eu peguei, no quarto de meu irmão mais velho, uma cópia da Lógica de Whateley e perguntei a ele o que era a Lógica, ao receber uma resposta simples, joguei-me no assoalho e me enterrei no livro. Desde então, nunca esteve em meus poderes estudar qualquer coisa - matemática, ética, metafísica, anatomia, termodinâmica, ótica, gravitação, astronomia, psicologia, fonética, economia, a história da ciência, jogo de cartas, homens e mulheres, vinho, metrologia, exceto como um estudo de Semiótica".
Lembrei desse texto ao lembrar o que pode ter sido o espírito da questão 32 da prova de vestibular da UFSM de hoje, que pede ao aluno para aplicar o conceito de signo - em alguma de suas especificacões, como índice, ícone ou símbolo - ao diagrama de uma questão de física, que fala na representação de um olho. Como não existiam, no gráfico usado na questão de Física, elementos que caracterizassem relações de semelhança ou contigüidade/imediatidade, a resposta certa apenas pode ser a que fala em símbolo e arbitrariedade (ou convenção, não me lembro agora).
Nas questões que serviram de exemplo, meses atrás, no sítio da Coperves, havia uma aplicação desses conceitos a tipos de inteligência ou raciocínio.
Parece ter sido essa a única questão da prova de Filosofia que provocou alguma polêmica. No mais, as pessoas estão dando depoimentos bons sobre a prova. Vamos ver amanhã.

2 comentários:

Unknown disse...

::querido, só pra chatear, não era a 32 e sim a questão 40::

Ronai Rocha disse...

Obrigado, Gisele, de fato!