quinta-feira, janeiro 11

A Pragmática

Uma senhora francesa, Françoise Armengaud, professora de Filosofia da Linguagem em Paris X-Nanterre, escreveu um livrinho de apresentação da pragmática, intitulado "A Pragmática". O livro teve sua primeira edicão na França em 1985 (pela PUF), uma segunda, com revisão em 1999, e saiu agora no Brasil, em tradução de Marcos Marciolino, por uma "Editora Parábola" (www.parabolaeditorial.com.br). O livro começa com um capítulo histórico, Peirce, Frege, Wittgenstein, Morris, Carnap, Bar-Hillel, Stalnaker, Hansson. A seguir, o que ela chama de pragmáticas de primeiro, segundo e terceiro graus, e um capítulo de conclusões. Está muito bem escrito; creio que a professora tem tudo a ver com os franceses que se ocupam com o tema, como Recanati, Francis Jacques e outros. Vou dar um jeito de encomendar alguns exemplares pela Cesma. Falando nela, já está funcionando a nova ala da filosofia, sociologia e artes. Vale a pena visitar. Acho que ainda cabe uma bela mesa para expor as novidades. Vamos pressionar o Télcio.
Agradeço ao Frank pelo empréstimo do exemplar do livro da dona Armengaud. Devolvo assim que chegar a minha encomenda. Devolvo?

2 comentários:

Frank disse...

Ronai,

se não me engano, o livro faz parte de uma coleção na qual também foram publicados títulos sobre semântica. Esse diálogo com a lingüística é vital para o filósofo contemporâneo. Por exemplo, um filósofo moral não pode prescindir da teoria dos atos de fala.

Ronai Rocha disse...

Na coleção há uma "História concisa da semântica", por Irene Tamba-Mecz. A maior parte dos demais títulos são de lingüística.