terça-feira, março 28

Filosofia no Vestibular (II)

Serão ao redor de quinze perguntas de Filosofia, feitas no último dia do vestibular, junto com a prova de Redação. Essa parece ser a decisão da Coperves, a ser oficializada em breve. Para o próximo Janeiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ronaí meu caro, como vais?
Desculpe o comentário "off-topic": Dê uma olhada na remissão:http://coralx.ufsm.br/editais/pdf/edital801.pdf
Ali há um espaço para o vivente dizer sua etnia (branca, preta, parda, indígnena, amarela). Como já disse o Demétrio Magnoli na Folha de São Paulo o Brasil está caminhando a passos largos para um cenário de conflitos raciais graves. Quem é que definiu que a UFSM pode ter um "ministério da classificação racial" pendurado em uma de suas páginas. Isto tem base legal? Isto não deve ser discutido? Em SP eu sei que este procedimentos de classificação racial, inventado pelo glorioso ministro tarso genro é explicitamente dito como manifestação voluntária e não pode ser exigido. Eu que fui registrado pardo (?!) mas que aprendi com o Churchill que pertencemos todos a apenas uma raça (a humana, espero) tenho engulhos quando leio uma coisa destas.
Abraços para ti meu caro.
Depois te escrevo sobre o astronauta e a antena.
Guina

Anônimo disse...

Já que o prefessor Aguinaldo abriu o precedente...
Estava lendo as postagens antigas e resolvi lembrar (sobre o tópico "O silêncio dos intelectuais", que ao menos indiretamente Santa Maria esteve "na roda", como se diz. É que o professor Visnik cita a professora Marilú (Maria Luiza Furtado Kahl), da psico da UFSM. Ficamos sabendo siddo uns dias antes da fala dele, mas infelizmente não pudemos assitir...
Mas sobre a Filosofia no vestibular... Está mesmo dando o que falar por todas as partes! Estou ansiosa pelo tal evento para professores de filosofia, temos muito o que fazer (e rápido!).
Abraço!

Anônimo disse...

Ah! Mais uma coisinha.
A Veja, viram? Uma baita matéria sobre ética, com 40 perguntas e respostas sobre "Ética Cotidiana"...

Anônimo disse...

Ronái meu velho, como vais?
Este é um recado para a Gisele (e para ti também). As íntegras do ciclo de palestras "o silêncio dos intelectuais" pode ser acessada na remisão:
http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_e_pensamento/conferencias/index.php?p=11146&more=1&c=1&pb=1
(este é do Wisnik, mas todo o ciclo está lá em mp3).
Abraços fortes.
Guina
Em tempo: Ronái, te mandei a íntegra do texto do Prof. Ronaldo Mourão sobre o gasto com o passei turístico do brazuca a ISS. Engraçado foi ler no Diário deste final de semana uma crítica a este passeio para defender a vinda de dinheiro para a antena santamariense. Se for para enterrar dinheiro no campus que o Pontes vá a ISS de mês em mês, ao menos teremos circo ao vivo na televisão. O Prof. Mourão argumenta realmente o que importa. Vale a pena ler. Inté e abraços.