segunda-feira, julho 30

Odisséia

Reconciliado com Penélope e tendo devastado os pretendentes, Odisseu vai ao encontro de seu velho pai, Laertes, e junto com ele liquida mais alguns desafetos. Assim termina a Odisséia, da qual continuo dizendo: Donaldo Schüler fez um belo trabalho! Aproveitei as longas horas de espera entre Congonhas e Guarulhos e terminei o terceiro volume - Ítaca - que contém as histórias de Odisseu de volta à sua terra, como se infiltra em sua própria casa e ali promove a chacina dos pretendentes à mão de sua dileta. O texto, vertido do grego por Donaldo Schuler, traz até algum regionalismo, como esse na página 237 do segundo volume: "Guascaços de água arrombam paredes, quebram barrotes, arrancam a quilha, que monta no dorso da onda afoita." Guasca, para quem não sabe, é uma tira de couro ou uma forma de chamar o gaúcho, guasca de fora, como se diz. Mas está no Houaiss. Outras vezes Schuler concede-se a liberdade de recriar o texto de uma forma radical, usando e abusando de xingamentos que farão os homeristas corar: "Com essas ameaças Iros tremia de cu na mão", na passagem em que Odisseu, disfarçado de mendigo em sua própria casa, é desafiado por outro mendigo, Iros, que vai sentir a força do braço do herói. Como essa, há uma boa dúzia.
Quem sabe depois do Harry Potter, que afinal, morreu, a gurizada começa a encarar o Odisseu varão astucioso?

2 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Ronái meu caro, como vais?
Ainda estou no início do segundo volume, perdido no emaranhado de outros livros. Li tua resenha final sobre a tradução da Odisséia. Agora, travestido da minha função de provocador geral acuso: "varão austucioso" só existe nas outras traduções! Donaldo inventou o "multifacetado" e se até você lembrou da versão antiga é porque ela é mais forte que a tradução (interesante e instigante, confesso, mas com um leque de liberdades que me assustam, ágrafo e surdo ao grego que sou). Sacanagem minha, mas eu acho que "polítropos" já havia se transformado no portugüês "austucioso". É uma idéia. Ainda estou a brigar entre minha memória e a leitura do texto dele. Assim que terminar o segundo volume te escrevo algo.
Abraços fortes.

Aguinaldo Medici Severino disse...

Harry Potter não morreu!
Virou um burguês: bom marido, bom pai, bom filho, bom amigo, bom bruxo. Só falta ganhar um título de nobreza. Don Télcio comprou uns exemplares e colocou na roda conforme a toada: sábado dia 21 de junho o livro estava à disposição dos viventes.