sábado, maio 12

Somente o amor impossivel é verdadeiro

O programa do Sétimo Forum Sul sobre Ensino de Filosofia informa 128 comunicações. Destas, apenas duas trazem palavras como "currículo" ou "didática" no título. O autor mais estudado foi Kant, que consta em 7 comunicações. Nenhum pedagogo ou psicólogo (exceto Paulo Freire, uma vez) foi objeto de estudo. O grande tema do encontro foi a impossibilidade de ensinar filosofia. Como disse um dos professores de além-mar, Prof. Giuseppe, da mesma forma que somente o amor impossível é verdadeiro, é impossível ensinar filosofia, pelo que essas conversas sobre didática da Filosofia são fiadas.
Então tá.
Começou assim.

4 comentários:

Frank disse...

Convidaram o vivente de além-mar para que dissesse ser o possível impossível e o impossível possível, mas esqueceram de convidar o gauchinho para mostrar que o possível é possível e o impossível impossível. Era um evento de LICENCIATURAS em Filosofia, ou de literatura fantástica?

Ronai Rocha disse...

O curioso é que todas as comunicações e palestras foram escritas no final do ano passado e do inicio desse, numa situação de efetiva presença do ensino de Filosofia. Esse fato, a nova condição legal de ensino de Filosofia, parece não ter provocado nenhuma mudança no estilo e no conteúdo dos trabalhos do Forum. Achei preocupante.

Gisele Secco disse...

Meu professor Spinelli sempre dizia, daquele jeito dele, que "não se dá de comer a burro que não tem fome".
Eu fico pensando, aqui com meus botõezinhos, cadê a "fome" pelo que realmente importa nesses tempos de voltra da filosofia às escolas. Quer dizer, não se vê que há muito o que fazer, ou não se quer ver por causa da preguiça, aquela?
E eu pensando que estaria perdendo um baita encontro em Porto Alegre!

Gisele Secco disse...

"voltra" foi sem querer, mas fico parecendo algo tipo "volta atrás", hehe...