segunda-feira, maio 7

Manual de Filosofia em Zilbra

Vai ter filosofia em Zilbra. Em Zilbra, quem menos corre anda de avião. Mais de um grupo de professores já deu as caras no Ministério da Educação, em Zilbrápolis, para fazer propostas de manuais de ensino de filosofia para todo o país. Outros grupos, mais moderados, pretendem se reunir brevemente para, como se diz, "tirar um programa mínimo unificado" de ensino de Filosofia e Sociologia, para todo o Zilbra. Mais ao sul, na Província de São Pedro, faz frio. O clima é ótimo para filosofar, aqui no Sul.
Esses assuntos de ensino são muito chatos, comenta-se aqui no Sul.
Deleuze-me uma preguiça daquelas!
Acho que a gente devia votar.
Quem quer manual levanta a mão!
Quem quer programa, levanta a mão!
Quem está com preguiça levanta a mão!
Depois disso a gente colocava todos esses aí no mesmo avião e deixava-os nas mãos dos controladores de vôos.
E largava toda essa gente a voar por aí.
E se sobrasse alguém que ainda quem quisesse trabalhar, a solução seria ir para as escolas de Zilbra, conversar com os professores e ver o que dá para ser feito.
Tem uns que pensam que currículo é aquele negócio que lattes mas não morde, e o negócio é faturar um manualzinho depois de outro, que a professorada é burra mesmo; outros pensam que lista de assuntos é um negócio muito do progressista, um derridá por aqui e um sartre por lá que tudo vai melhorar. Me dá uma preguiça aí que já estou cansado, dizem os terceiros.
Eita Zilbra. Como diria o Marquês, vai ser preciso muito mais do que um esforço...

2 comentários:

Gisele Secco disse...

Será que lá em Porto Alegre, professores de filosofia reunidos, vai aparecer algum esforçado? Assim, só pra perguntar mesmo...
Conta pra gente como foi por lá, quando der.

Ronai Rocha disse...

Gisele, o assunto do Forum dá um dedão bem grande de prosa. Assisti o Andrei, que estava um pouquinho nervoso no início mas que no final das contas se saiu muito bem; ele precisou gastar um tempo precioso para dar uma idéia sobre o Peies, etc; mas o trabalho foi bem apresentado.
De modo geral o Forum reflete o estágio precário em que estamos quanto ao tema do ensino; foram aceitos trabalhos com uma relação muito fraca ou mesmo inexistente com o ensino de filosofia; e predominou o tom grandiloquente, com as pequenas especulações metafisicas de sempre. Imagina que algumas apresentações começavam com frases como essa: "Lá, onde recolho meus motivos, é onde os deixo... ali, onde exercito a tensão da palavra, eis que tangencio novamente o não dito. E permaneço a recuar silêncios... Ah!"
Bem assim.
Outro palestrante escreveu e disse, voz bem alta e clara: "Não existe uma didática da filosofia, não há um método ou uma pedagogia que sugira como se faz filosofia. O ponto é ainda o que faz o fazer filosofia." E por aí vai.
Por essas e por outras é que fico achando que o Forum continua frustrando a maioria das pessoas que lá vão esperando uma boa e conversa sobre o que estamos fazendo no ensino de filosofia, e encontram, no mais das vezes, essas especulações sobre a impossibilidade de ensinar ou devaneios sobre "a relação mistérica com a significação mundo"(sic)!.
Um abraço! Depois eu conto mais.