sábado, dezembro 29

Profae

Montei no matungo e voltei para casa, fui me instruir sobre o que é o tal do Profae.
O Profae é um projeto do Ministério da Saúde, "Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem". Ele começa por volta de 2000 e em 2003 estava esparramado pelo Brasil. Esse espraiamento incluiu a Ufesm, aFatec, etc. O Profae era um projeto coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, considerado o principal instrumento para a qualificação da força de trabalho atuante na área de saúde. A qualificação profissional de 225 mil auxiliares de enfermagem e 90 mil técnicos em enfermagem era a principal meta do Projeto. Cito um trecho de apresentação do Profae no sítio do Ministério da Saúde:
"Dentre as ações que visam o fortalecimento institucional, estão o Curso de Formação Pedagógica para a especialização de Enfermeiros; a Modernização e Criação de Escolas Técnicas de Saúde do SUS; a elaboração e implantação de um Sistema de Certificação de Competências Profissionais; e a implementação de um Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho em Saúde, com foco em Enfermagem. (...) É o maior programa nacional de qualificação profissional do setor saúde em desenvolvimento no Brasil, abrangendo os trabalhadores que atuam na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, seja nos ambulatórios, postos e centros de saúde, rede hospitalar pública, privada ou filantrópica. Por meio da formação profissional dos trabalhadores da área de enfermagem, busca-se com o projeto conferir melhor qualificação técnica e preparação para a humanização dos cuidados em enfermagem."
O Profae era um cavalo encilhado, e foi montado na Ufesm, com toda a pompa e circunstância. Provavelmente a competência da Ufesm foi apresentada pelas autoridades de plantão. Convênios foram assinados e as burras da Fatec foram abarrotadas com milhares de reais. Até o Colégio Industrial teve (ou não?) curso de enfermagem. No início, o Profae funcionava perto de uma pró-reitoria da Ufesm, na gestão do Prof. S.. Depois foi removido para as dependências do Curso de Enfermagem. Depois, depois, eu não sei, mas parece que foi assumido por uma instituição privada no centro da Boca do Monte.
Assim vai o mundo. O dinheiro público começa na Ufesm, com todo o apoio de reitores e deputados e ex-ministros. Depois, amada, depois, ninguém sabe, ninguém viu.
Que venha 2008, para ver se a gente lembra de alguma coisa.

Nenhum comentário: