segunda-feira, dezembro 18

Filosofia no Peies

A partir de hoje está aberta oficialmente a temporada de avaliação da presença da Filosofia no Peies. Foram oito questões; elas não tem conexão com as demais (ao contrário do que pode ocorrer no Vestibular), mas apontam, em alguns casos, para temas transversais. Esses temas transversais, na maioria dos casos, são simples e pedestres, como é o caso da questão sobre "Morte e Vida Severina". Ainda não tenho uma cópia da questão para transcrevê-la aqui e explicitar a transversalidade nesse caso.
Apenas duas pessoas, professores de filosofia em cursinho e escola, comentaram comigo a prova; disseram que os alunos não se assustaram, que alguns até mesmo gostaram da prova.
Vamos ver.

2 comentários:

Andrei disse...

Agora mesmo recebi a prova, sinceramente, eu achei que seria mais difícil. Falo dessa maneira, comparando com as questões que foram lançadas pelo site do coperves anteriormente. Acho que os professores da rede fizeram um alarde muito grante com relação a possível dificuldade da prova e isso fez com que o Dep de filosofia levasse isso em consideração na hora de elaborar a prova. Meus alunos, modéstia à parte, foram muito bem na prova, muitos gabaritaram e ainda comentaram comigo hoje a tarde que eu fiz tempestade em copo d'água. Questões de que levam em consideração a lógica foram bem abrangentes e relativamente simples. O P. Singer foi a estrela da vez. Gostei da proposta tranversal, isso faz com que o próprio professor de filosofia fique atento para o conteúdo das outras disciplinas. Mas no geral não assutou ninguém acho eu. Bom, vou tentar fazer uma análise mais atenta a prova em outro momento, com algo melhor a dizer. Resultado: gostei da prova.

Unknown disse...

Eu igualmente gostei.
Acho, caro Andrei, que nosso alunos gostaram da prova porque nós tínhamos idéia das ferramentas que eles precisavam para interpretar as questões. E ensinamos a eles. Meus alunos reclamaram que eu falei-falei falei de lógica e eles nem tiveram que mostrar que sabiam a diferença de indução pra dedução (há, há, quem diria!).
Ontem, quando andava pela tarde desumana de calor, ou-vi uma menina dizer a outra: "Mas é que o detalhe é SABER filosofia, que droga!" Dei risada na hora, mas acabei pensando que as ferramentas de que falava são importantes e ponto.
Sobre a transversalidade, acho que pode ser muito boa para os alunos "costurarem" as coisas que eles aprendem, rica experiência.
Vou comentar todas as questões e colocar no site do Fóton, que eu não sei de cor, mas dá pra achar no goooooogle.
Abração!