O esquecimento da política
Com a palestra de Francisco de Oliveira, "A colonização da Política", na segunda-feira, dia 21 de agosto (amanhã!), deve iniciar o ciclo de conferências intitulado "O Esquecimento da Política", às 18.45, no Rio de Janeiro.
Em Santa Maria a palestra poderá ser assistida no mesmo momento. O local da transmissão simultânea ainda não foi estabelecido. Poderá ser no auditório do CPD, ao lado da Reitoria ou na sala 2323 do Prédio 74, do CCSH. Essa indecisão e a falta de divulgação do evento deve-se a que os organizadores, em Brasília, apenas no final da tarde de sexta-feira comunicaram a UFSM da possibilidade de receber-se o sinal aqui.
O local definitivo e demais informações poderão ser obtidas junto ao Departamento de Filosofia, que será responsável pelo Ciclo de Conferências aqui na UFSM. Por essa razão, muito embora as primeiras palestras possam ocorrer junto ao CPD, a política da instituição será a de sediar no prédio do CCSH as futuras transmissões, para facilitar a vida dos estudantes de Filosofia, Ciências Sociais, História e Arquivologia, moradores da casa e interessados naturais.
O Departamento estuda a possibilidade de aproveitamento das conferências como material para Atividades Complementares de Graduação (ACG's).
Para maiores informações sobre o ciclo, clique no link no lado direito do blogue, "Cultura e Pensamento".
Na quarta-feira, dia 23, às 18.45, haverá a palestra de Marilena Chauí.
Abaixo vai o resumo da palestra de Chico de Oliveira:
"No capitalismo contemporâneo, a política é desvalorizada, um fenômeno de alta relevância, pois era dela que o Ocidente vinha se valendo desde sempre para contrabalançar a assimetria de poderes. Tal desvalorização, em escala mundial, tem na periferia capitalista efeitos devastadores; daí que, ao invés de se concordar com a irrelevância da política, deve-se mais do que nunca ressaltar sua importância, a importância de reinventá-la."
Nenhum comentário:
Postar um comentário