Etiqueta do Campus
Proponho a redação coletiva de um manual de etiqueta acadêmica. Ontem, segundo uma descrição que um aluno me fez, em um evento do Curso de História, cujos palestrantes foram convidados pela casa, aconteceu uma dessas coisas que nos fazem pensar em um manual desse tipo. No início da palestra do dito, convidado, gente de fora, etc, o salão estava cheio, lotado. Uma a uma, as pombas foram despertando, foi-se uma, foi-se outra, enfim, dezenas. Quando o dito convidado terminou a palestra haviam oito gatos gelados na platéia. Pode?
3 comentários:
Esta idéia me parece muito boa, vamos fazer sociedade nos cartõezinhos. Na Colombia houve um prefeito que conseguiu colocar um pouco de educação no trânsito de Bogotá com uma idéia semelhante. Ele colocou dezenas de pessoas vestidas como palhaços no trânsito com cartazetes; conforme o comportamento dos motoristas e pedestres, eles ia ou espinafrando ou elogiando! Funcionou que foi uma beleza.
Vamos nessa.
Professor Ronai, o prefeito de Bogotá chama-se Antanas Mockus, não é mesmo?
É um colombiano de origem lituana, filósofo, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris. Foi prefeito de Bogotá por duas vezes. A máxima que imperava na sua atuação como prefeito era "Se a cidade não é pedagógica pouco podem ensinar escola, família, igreja, etc." Outro conceito seu, também forte: "Bem governar uma cidade implica em produzir muitas aprendizagens, e, para produzi-las, há estratégias mais válidas que outras."
Em outubro de 2005 o GEEMPA (Grupo de estudos sobre educação metodologia de pesquisas e ação), ao qual o nosso prezado professor tem laços estreitos e de longa data (é isso mesmo professor?) publicou uma espécie de relato das atividades do governo do Dr. Antanas, sob o título de "A cidade como uma grande escola", material que me maravilhou. É produto de exportação de primeira grandeza, as realizações nas gestões de governo do Dr. Antanas. O professor deve ter esse material também. Qualquer coisa, pessam-nos fotocópia.
Acho normal. Ninguém deve ser coagido a ficar onde não quer...
Postar um comentário