Dia da Criança
Está na moda a Filosofia para/com(?) Crianças. Em pouco tempo o mercado de trabalho nesse nível será maior do que o de nível médio. Não quero discutir os méritos disso aqui, tem gente boa metida nisso, assim como tem muito deslumbramento e conversa fiada. No Dia da Criança me lembro que um dos filósofos que mais incluiu a criança como um elemento importante para suas reflexões foi Wittgenstein. Como diz Cavell, a abertura das Investigações é uma cena de instrução (Agostinho fala sobre como pretensamente teria aprendido a falar) e os tópicos da criança e o sentido da educação estão presentes em muitos momentos desse livro. O tema é ampliado ainda mais em Sobre a Certeza. Para conferir em Sobre a Certeza: veja os parágrafos 106 (a primeira ocorrência direta do tema) e seguintes; 128; 143; 144; 159 e seguintes; 283; 314 e seguintes; 374; 449 ss; 472 ss; e de 527 até praticamente ao fim do livro; para o tipo de propósito que Wittgenstein tem em "Sobre a Certeza", pensar sobre a criança, educação e a aprendizagem é algo fundamental. Isso valia um seminário junto com o pessoal da Educação.
Um comentário mais amplo sobre isso é feito pelo Professor Michael Kober (esteve aqui em Santa Maria no ano passado, gente finíssima!) no Cambridge Companion sobre Wittgenstein, p. 420.
2 comentários:
LAMENTAVELMENTE, A GRANDE MAIORIA DE NÓS NÃO TEM O LIVRO "SOBRE A CERTEZA", NÃO SERIA DEMAIS PEDIR AO PROFESSOR QUE DISPONIBILIZASSE PARA DOWNLOAD, NO QUADRO DE AVISOS, AQUELES PARÁGRAFOS, PARA QUE POSSAMOS TODOS DISCUTIR OS ASSUNTOS? DESCULPE-NOS A "TRABALHEIRA", MAS FICAMOS TODOS, NATURALMENTE, ALICIADOS E EXCITADOS POR SEUS DISPERTAMENTOS.
OBRIGADO, DE ANTEMÃO.
Em um domingo desses assisti o programa local chamado "café tvcom" no qual um dos integrantes mostrou um encarte da zero hora que tratava do ensino de filosofia. O título era algo como "aprendendo a pensar". Falando da importância de se ensinar Filosofia/filosofar na escola o participante mostrou um livro do Boecio, dicionario do Japiassu, entre outros. Outro participante declarou, demonstrando contentamento, que sua sobrinha de 7 anos tinha aulas de filosofia na escola. Fiquei pensando: Muitos consideram importante filosofia no ensino fundamental, inclusive nas séries iniciais; todos percebem o crescimento do mercado de trabalho nesse nível; entretanto poucos sabem como isso é feito.
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