sábado, fevereiro 3

Tom Dwyer

Tom Dwyer é o presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia. Deu uma entrevista ao Jornal da Tarde (SP) no dia 31, quarta-feira passada, na qual aborda o tema do ensino de Sociologia e Filosofia. O jornal o procurou para conversar sobre a volta dessas disciplinas ao currículo escolar, "duas aulas por semana durante um dos três anos do Ensino Médio", diz a articulista Maria Rehder, que lhe perguntou sobre as diferenças entre essas duas disciplinas e a psicologia. Ele responde: "A psicologia não pretende estudar a complexidade das mudanças sociais no mundo, como o fato da globalização estar afetando as coisas no meu bairro, por exemplo. A sociologia, sim. Já a filosofia é o estudo do indivíduo, o que é muito diferente de sociologia, que estuda os agregados. A filosofia trata das questões mais antigas da Humanidade como a diferença entre o bem e o mal e a busca pela verdade."
Tom Dwyer é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Sobre o preparo das escolas para atender essa obrigatoriedade: "No momento vivemos o desafio de escolher qual tipo de sociologia deve ser adotado no currículo do Ensino Médio".
Sobre a metodologia de ensino ideal para o ensino de Sociologia: "Isso eu não posso responder em nome da Sociedade Brasileira de Sociologia (...). A seguir ele diz que "a boa educação deve se organizar em torno das quatro aprendizagens fundamentais estipuladas por Jaques Delour, da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto, aprender a ser.
"Indivíduos e questões mais antigas" e os "agregados". Como diria aquele jornalista, então tá.

Um comentário:

Unknown disse...

tenhaasantapaciência!