terça-feira, junho 20

"O braço curto do poder público"

Delmar Bressan, na Zero Hora de hoje, retoma o tema dos eucaliptos, "ícone do atual modelo de plantios extensivos para produção de celulose e papel", com um artigo, na página 17 que tem o título que transcrevi acima. Bressan toca em feridas das quais pouco se fala, entre as quais a falta de pesquisas independentes sobre certas aludidas conseqüências do plantio da segregada australiana. Para quem não sabe, Delmar Bressan é professor do Departamento de Engenharia Florestal e editor da revista Ciência & Ambiente, aquela que, segundo algumas línguas, ia durar dois ou três numeros e se converteu, depois de trinta e duas edições numa referência conhecida em todo o Brasil.

4 comentários:

luís valério disse...

Parabéns, Paraná. E nós, gaúchos...?

Este é, na íntegra, o e-mail de Emmanuel Appel, do Paraná, aos seus companheiros do Fórum Sul, participantes do Congresso de Londrina, realizado há pouco.


Ontem à tarde, terça, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, em primeira discussão, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 151/06, de autoria do Deputado Ângelo Vanhoni, que institui como obrigatórias as Disciplinas de Filosofia e de Sociologia na grade curricular do Ensino Médio do Paraná. A segunda discussão, prevista para hoje de manhã, foi transferida para a sessão da próxima segunda-feira, 26 de junho.

Detalhe que vale registrar: um pouco antes da votação, a maioria dos deputados (não me lembro de quantos estavam presentes mas o quórum mínimo é de 28) tinha nas mãos a Carta/Manifesto de Londrina. Vida longa para o Fórum Sul Brasileiro de Filosofia!

Anônimo disse...

A experiência bem-sucedida da revista Ciência & Ambiente deve ser dividida fraternalmente entre todos os fundadores (incluindo o caro amigo Ronai) e os profissionais que ajudam a dar forma aos já diversos números da publicação (Valter Noal Filho, Zília Mara Scarpari).

Anônimo disse...

Alô, alô Delmar e Ronái, como vão?
Acho que o Delmar aponta para a direção certa: para se falar de algo é importante conhecer este algo, pesquisá-lo, estudá-lo, etc e tal, enfim, fazer aquilo que o manual diz que devemos fazer em uma academia. A médio e longo prazo seremos forçados a decidir se plantar eucaliptos é bom ou ruim para o Rio Grande, mas - como diz um grande economista - a médio e longo prazo estaremos todos mortos. Parabéns Delmar e Ronái. E parabéns a gloriosa Ciência e Ambiente. Inté.

luís valério disse...

Prof. Ronai, ratifico o convite para a sessão "ESTUDOS CULTURAIS".
Creio que o senhor está em aula, mas, arrisco-me a sugerir, não seria má idéia de que ela(a aula) se deslocasse para esse encontro.
O convite:

“ESTUDOS CULTURAIS”, nesta quarta-feira.

Universidade de Birmigham, Inglaterra, 1964. Ocorre, definitivamente, a institucionalização do Centre for Contemporary Cultural Studies, presidido por Richar Hoggart e Raymond Williams, cuja missão central é interpretar “as transformações na concepção de cultura”.
Diz, ainda, Marisa Vorraber Costa, em seu texto “Estudos Culturais – para além das fronteiras disciplinares” (in: “Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema”, Ed. Universidade/UFRGS, 2000) que “...a cultura, nos Estudos Culturais, muitos antes de dizer respeito aos domínios estético ou humanístico (do espírito“cultivado”), está ligada ao domínio político.”
Para quem tem interesse na história da política da cultura até as questões mais emergentes e urgentes do momento cultural/político contemporâneo, expandidas nas mais diversas disciplinas científicas, está convidado para nesta QUARTA-FEIRA, 28, ÀS 14h. NA SALA VERMELHA, CENTRO DE EDUCAÇÃO, participar do painel presidido pela Profa. Márcia Lunardi.
Qualquer outra informação, na sala 3278 B ou no ramal interno 9414.