quinta-feira, junho 30

Que significa dizer a verdade?

“Desde a época de nossa vida em que passamos a dominar a linguagem, somos ensinados que nossas palavras devem corresponder à verdade. Que significa isso? Que quer dizer "falar a verdade"? Que exigências isso implica?”
A passagem acima foi escrita por um brilhante teólogo da Igreja Luterana, Dietrich Bonhoeffer (1906-1945). Ele foi um importante escritor, defensor do ecumenismo, estudioso de filosofia. Fez oposição ao nazismo, com ações concretas de apoio a judeus que tentavam escapar da Alemanha. Na verdade, foram seus esforços em ajudar os judeus e sua participação no complô para assassinar Hitler que o levaram à prisão. Dizem alguns biógrafos que Hitler encomendou o enforcamento dele, em 9 de abril de 1945, dias antes dos Aliados tomarem a prisão onde ele estava.
Escaneei um dos textos mais importantes de seu livro sobre Ética, para ajudar nas discussões sobre esses tópicos de ética que tem chamado a atenção de alguns participantes do “moranafilosofia”. Você pode encontrar o texto clicando no link acima, à direita, em “Quadro de Avisos”, depois em “Arquivos e Leituras”. O texto é muito bom. Deveria ser de leitura obrigatória para professores, em especial. Se você tem problemas com textos que falam e Deus e Satanás, não se deixe levar por isso, vai ver que mesmo não acreditando em Deus você pode aprender muito com os bons teólogos.

Nenhum comentário: