domingo, junho 19

Em 1997 comecei a escrever e publicar, no corredor do Curso de Filosofia da UFSM um pequeno boletim para os alunos da disciplina de Introdução à Filosofia. Outros números foram feitos como apoio à outras disciplinas que lecionei depois. O boletim tinha o papel de continuar a conversa da sala de aula, de transferi-la para os corredores. Uma das razões disso é o fato de o Departamento de Filosofia, faz já alguns anos, ter tomado a decisão (lamentável, a meu ver!) de reunir as aulas das disciplinas de 60 horas numa mesma manhã ou tarde. Assim, as atividades com os alunos são feitas em apenas uma ocasião da semana. Ora, além da desvantagem de haver apenas um encontro semanal, há uma outra, que consiste na paulatina redução do número de horas-aula: afinal, o cumprimento do período completo exigiria uma aula com início às 8:30 e final às 12:10, descontado o intervalo! Na prática, isso nem sempre acontece, com atrasos e boicotes informais, na forma do ‘hoje eu preciso sair mais cedo um pouco...”. “Moranafilosofia” surgiu como um esforço de aumentar a interação com os alunos por meio de um jornal mural. Esse blog é uma tentativa de retomar a idéia inicial: criar um espaço adicional de conversas, sobre o que acontece nas aulas e outras conversas mais.

5 comentários:

Anônimo disse...

parabéns...não filosofos são bem vindos? M.

Anônimo disse...

FANTÁSTICA ESSA IDÉIA DE FAZER UM BLOG PARA UMA MAIOR INTERAÇÃO DE NÓS ALUNOS COM O PROFESSOR RONAI E COM SEUS CONHECIMENTOS,POIS ELE, ALÉM DE UM ÓTIMO PROFESSOR É UM SER HUMANO FABULOSO.
TIVE A FELICIDADE E TAMBÉM GRANDE SURPREZA DE NESTE SÁBADO PRESENCIAR UM ATO MUITO NOBRE DA PARTE DESSE "CRÂNIO PENSADOR",VI O MESMO PRESTANDO SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA CAMPANHA DO AGASALHO QUE CORREU PELA CIDADE POR ESSES DIAS. QUE ATO AUTRUÍSTA!FICO SATISFEITA EM VER QUE PESSOAS QUE POSSUEM BASTANTE CONHECIMENTO TENHAM UM CORAÇÃO TÃO BOM!SOU MUITO GRATA POR TER PROFESSORES TÃO ESPECIAIS COMO O RONAI!ISSO FICA DE EXEMPLO PARA NÓS FUTUROS FILOSOFOS E PRA QUEM ACHA QUE SÓ O QUE A GENTE FAZ É VIAJAR, NOSSO ATO DE PENSAR PODE INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA NA VIDA DOS OUTROS. É ISSO AÍ.
S.B.A.M

Anônimo disse...

MUuuuito legal este espaço... espero q (pseudo)leigos tenham voz... filósofos incipientes, pré-filósofos, por assim dizer +/-... acabei de ver as fotos do dia da prova passada :( PPPP...
espero q na próxima não haja questões de marcar 'X'... elas tolhem o raciocínio e a capacidade de interpretação... pra falar a verdade... eu as odeio "de todo meu coração"... é ... uma 'questão' bem singular, mas nem tanto...

Anônimo disse...

Me complace saber que MORANAFILOSOFIA está nuevamente vigente. Formé parte de aquel grupo de alumnos que en el año 97 y posteriores, fuimos los primeros destinatarios de este encantador periodico. A través de él aprendó no solo algunos tópicos sobre filosofía, sino que fundamentalmente fui introducida en un mundo maravilloso de la mano de un gran profesor. felicitaciones

Anônimo disse...

Excelente providência do caríssimo mestre Ronai transformar moranafilosofia num espaço virtual, aproximando os alunos e interessados de seu cuidado pedagógico e sua habilidade em reconhecer a filosofia subjacente às diversas esferas do mundo humano.
A versão impressa que guardo comigo chama-se namorafilosofia; certamente não há oposição alguma em tais distinções; antes, a primeira denominação parece convidar, denota empatia com o filosofar, enquanto a segunda faz pensar no exercício filosófico como lugar de sentido único e intransferível da filosofia. Interessante é imaginar que são complementares, convite e moradia, provocação e atividade, despertar e manutenir, apreço e acolhimento, respeito e autoridade, definição de vínculos e limites da liberdade.
Cordiais e saudosas considerações!