segunda-feira, dezembro 5

Hans Sluga em Santa Maria


Na quarta-feira, dia 7, às 20 horas, começa o Segundo Simpósio Internacional de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. Ele será aberto com uma palestra de Hans Sluga, sobre o tema "A Verdade e a Imperfeição da Linguagem".
Hans Sluga nasceu e cresceu na Alemanha. Estudou em Bonn e Munique, onde conheceu a lógica moderna, filosofia da ciência e filosofia da linguagem, mas também estudou a obra de Heidegger. Estes estudos iniciais provocaram nele a convicção que a divisão entre filosofia analítica e continental é artificial. "Eu nunca me senti obrigado a assumir um lado nessa disputa estéril", diz ele.
Seus estudos continuaram em Oxford, onde trabalhou com R. M. Hare, Gilbert Ryle, e Michael Dummett. Foi também em Oxford que ele diz ter recebido a influência do pensamento de Wittgenstein, que se tornou decisivo para ele.
Depois de concluir seus estudos em Oxford, trabalhou por alguns anos na University College London (The University of London). Depois foi para a University da California, em Berkeley, onde está até hoje. Veja o que ele diz sobre seus interesses filosóficos:
"Eu tenho me interessado nesses anos todos por uma grande variedade de temas e autores. Em acréscimo a um interesse continuado nos começos da filosofia analítica (Frege, Russell e o primeiro Wittgenstein), eu tenho, mais recentemente, pensado sobre o conhecimento humano, e mais ativamente, sobre temas de filosofia política. Em minhas aulas eu tenho me interessado crescentemente também pelos escritos de Nietzsche, Heidegger, e Foucault. Depois de muitos anos de trabalho, sinto que agora começam a surgir alguns frutos."
A palestra de Hans Sluga será em inglês.

Nenhum comentário: