segunda-feira, fevereiro 11

Memória


O primeiro elefante a gente não esquece. É a Pink, uma sobrevivente. Haviam três no Zoológico de Sapucaia do Sul. Dois caíram no fosso que circunda o espaço dos elefantes e morreram. A Pink vai se aguentando. O Zoológico também. No seu auge, tinha mais de 200 funcionários de carreira. Hoje é tocado por 70, os demais é serviço terceirizado. É o maior do Brasil, com uma área de mais de 700 ha. Foi criado por iniciativa de Leonel Brizola, no seu governo de 1959 a 1963. Hoje é um pulmão verde encravado em plena zona urbana de São Leopoldo, Sapucaia e adjacências.
Dizem que os elefantes tem boa memória.
O Prof. Reitor da Ufesm disse em entrevista para um jornal local no dia de ontem que "O caso Detran foi uma exceção". A frase foi essa: "... o caso Detran foi uma exceção ao longo dos 47 anos de existência da UFSM." Eu achei um pouco estranha a frase, pois ainda não foi divulgado o inquérito do "caso Detran" e assim o verbo no passado fica curioso. Sem falar que não sabemos as surpresas que nos esperam em 2008.
A entrevista começa com uma declaração curiosa: "A minha eleição também foi para resolver estas situações que prejudicaram e prejudicam a imagem desta universidade."
Como assim? Será que os eleitores sabiam disso? Não entendi.
Por fim ele volta a um ponto que tem dado o que falar: "Quero esclarecer que as Fundações de Apoio, Fatec e Fundae não são da UFSM. Elas são Instituições Privadas, credenciadas junto à UFSM com aprovação do Conselho Universitário."
Pink só tem memória, entende muito pouco desses assuntos. Se entendesse, por certo concordaria com o Prof. Reitor. Mas acharia curioso que a tal instituição privada, por estatuto, só pode ser dirigida por professor da Ufesm. E à luz disso é que ela acharia ainda mais curiosa a seguinte afirmação do Prof. Reitor:
"Volto a dizer que as instituições são boas, o que as prejudicam é a presença de gestores que adotam comportamento indevido e prejudicial ao interesse coletivo. As Fundações de Apoio existem para servir e não para se servir das Universidades".
Pink gostaria de saber, se fosse dotada de entendimento discursivo e polegar opositor, a quem o Prof. Reitor se refere - uma descrição definida ajudaria - com a expressão "gestores que adotam comportamento indevido". Os gestores não eram professores da confiança da passada e presente administração?
Vamos guardar na memória a frase e esperar, sentados, as calendas de março.

Nenhum comentário: