quarta-feira, fevereiro 6

Campos da Campanha


Passei a terça de carnaval me embebedando com o que resta de paisagem de campos da campanha. Cacequi, São Vicente, São Francisco de Assis, foi uma festa para os olhos com os butiazeiros e espinilhos, perdizes, seriemas, zorrilhos, cerros e banhados, estepes e savanas, que aqui a gente chama simplesmente de campo, campanha, campina, pampa.
O inhanduvai é uma das espécies ali presentes. Acompanhado que estava de um especialista no assunto, visitei um desses raros grupamentos. As fotos estão no flickr.
Para quem espera a estrada de Rosário ficar pronta, vai a notícia: ontem, terça de carnaval, percorri o trecho de chão após o Pau Fincado: as obras prosseguiam como se fosse um dia normal de semana, dezenas de máquinas na pista. Restam por fazer pouco mais de vinte e cinco quilômetros. Algum índio mais corajoso pode ir a Livramento por ali se não tiver muita pena do auto.
A grande atração de São Chico de Assis é a família de bugios que mora na praça. O macho é chamado de Lula. Passa a maior parte do tempo olhando para sua companheira, uma bela bugia de pelagem avermelhada. Ela, por sua vez, pouco olha para Lula; passa a maior parte do tempo cuidando do bugiozinho ao colo. Esse, por sua vez, dá suas escapadinhas dos braços da mãe e brinca de ficar dependurado nas grimpas dos guapuruvus e jacarandás. Tão pequenino e tão arteiro, o tal bugiozito.
Nesses tempos de descuido para com a família, vale a pena uma visita aos campos da campanha.
Pena que esqueci de comprar meu banquinho de espera. Seria de boa serventia para olhar bugios.
A vovó-sentada da padaria da praça é memorável.

Um comentário:

Aguinaldo Medici Severino disse...

Ronái meu caro, como vais?
Fui ao Flickr e garimpei tuas pepitas digitais. Belas fotos. Belo lugar. Alguém te de ir plantando devagarinho estas árvores antes que elas sumam de vez da paisagem.
Abraços para ti.