segunda-feira, maio 29

"Todos somos mais ou menos irracionais"

Confirmação aos navegantes: a Biblioteca Central da Ufesm tem o exemplar da VERITAS, vol. 44, março de 1999, com o texto intitulado Ética e Justificação, indicado por Ernst Tugendhat. O texto tem três partes: O Conceito de Moral em Kant, O Conceito de Liberdade em Kant e O Conceito de Liberdade como Imputabilidade. Para quem fez o curso, o texto vai soar familiar em muitos trechos. Ali ele desenvolve muitos dos conceitos apresentados no curso.
A.T e D.T, penso eu, se aplica aos estudos de Ética no Curso de Filosofia da Ufesm. Quem não participou vai ter que correr atrás. Como disse T antes da primeira aula sobre Kant, "hoje ele vai sofrer ...".
A frase acima está na palestra sobre eutanásia. Se alguém estiver interessado nos textos das palestras, é possível conseguir uma cópia.

2 comentários:

Anônimo disse...

ronaí meu velho, me envie uma cópia por favor (perdi o começo da palestra, fazer o quê?)
de fato na hora em que ele falou esta frase eu tive um estalo, mas depois quando falei com ele sobre isto ele não aceitou meu exagero ("somos todos os irracionais inimputáveis afinal de contas e toda nossa produção intelectual está sub-júdice?"). bom papo o velhinho.

Anônimo disse...

Terra à vista: mais um blog na praça da world wide web. Este www.plataonaescola.blogspot.com, cuja home page leva o rico nome de NOUS, é administrado pelo Andrei, que irá convidá-lo, e pelas Profas. Elisete Tomazetti, Simone Gallina, e diversos outros membros engajados num grande projeto de pensar as relações da Filosofia com os homens e mulheres (grande maioria entre 15 e 18 anos) que estão cursando o ensino médio.
Todo peixe que tiver a cara de pesquisa séria nas áreas da pesquisa cultural (sobretudo juvenil), filosofia da educação e tantas áreas mais afins, favor levar pro NOUS.
Sejam todos muito bem vindos.
Redito: www.plataonaescola.blogspot.com