quarta-feira, maio 3

A liberdade de opinião

"A liberdade de opinião e a liberdade de associação são geralmente mencionadas juntas. É um erro. Salvo no caso dos agrupamentos naturais, a associação não é uma necessidade, e sim um expediente da vida prática.
Ao contrário, a liberdade de expressão total, ilimitada, para toda opinião qualquer que seja, sem nenhuma restrição nem reserva, é uma necessidade absoluta para a inteligência. Por conseqüência, é uma necessidade da alma, pois quando a inteligência não está à vontade, toda a alma está doente".
Simone Weil, "O Enraizamento".
O livro está na caixa de saldos da Ana Terra, na feira do livro, pela bagatela de 15.
Fica como homenagem dupla ou tripla ou quádrupla: à Ana Terra, à Simone, ao dia da Liberdade de Imprensa, que parece ter sido hoje, à Feira do Livro de Santa Maria. Comprei ali faz pouquinho um pequeno pacote, incluindo essa Simone, para reserva técnica, para emprestar para os amigos.

2 comentários:

Anônimo disse...

alô, alô Ronái e companhia limitada: nos balaios da feira há também as cartas de amor de einstein a sua primeira mulher, mileva, por 8 simpáticos reais e há uns livretos em ponta de estoque da edufrgs por 3 pobres reais. vale uma visita.

Ronai Rocha disse...

Guina, obrigado pela lembrança. Vou pagar essa visita!
Um grande abraço, e boa sampa!