domingo, maio 14

"O retorno da religião"

A Folha de S. Paulo de hoje tem um artigo de Clifford Geertz que vale a pena ler. O título é "O futuro das religiões", e começa assim:
"Enquanto se desenrola a história política explosiva do século nascente, o desdobramento mais notável -e o mais surpreendente- que as ciências sociais se vêem obrigadas a enfrentar na cena mundial é com certeza aquilo que se usa denominar, muitas vezes erroneamente, como "o retorno da religião".
Erroneamente porque na verdade a religião nunca desapareceu -foi a atenção das ciências sociais que se desviou a outros campos, enquanto estiveram dominadas por uma série de pressupostos evolutivos que consideravam o compromisso com a religião uma força em declínio na sociedade, um resíduo de tradições passadas inexoravelmente erodido pelos quatro cavaleiros da modernidade: secularismo, nacionalismo, racionalização e globalização."
Enquanto ia lendo foi inevitável lembrar: o melhor livro de filosofia da religião escrito nos ultimos anos (e bota anos nisso), de longe, foi escrito por um filósofo que, no momento, está se recuperando de um resfriado ali no Hotel Morotin. Para sorte nossa, o livro, "Egocentricidade e Mistica", vai ser publicado em breve no Brasil, numa tradução do Valério Rohden e do Adriano.

Nenhum comentário: