domingo, março 16

Páscoa


Vai até o dia 19 a segunda edição do bazar de páscoa do Tribunal de Contas do Estado. A exposição está localizada na entrada do edifício-sede do TCE, na Rua Sete de Setembro, 388. Mais não diz o sítio do tribunal sobre as novidades da semana da páscoa.
No prédio do Cetê, da Ufesm, tem bazar de páscoa também. Os ovinhos estão expostos no saguão, junto à parede decorada por Trevisan, o pintor.
No Cetê nasceu e firmou-se a liderança exercida na Ufesm pelo Prof. Paulo Sarkis. A história da Ufesm, desde os anos oitenta, não pode ser contada sem o capítulo dedicado ao trabalho do Prof. Paulo, em especial ao seu papel na reorganização do movimento docente sob uma perspectiva alternativa àquela que era dominante. Durante muitos anos ele alimentou o projeto de chegar à Reitoria, em vão. Perdeu duas eleições, finalmente chegou lá, e durante seus oito anos de reitorado exerceu o comando na Universidade de uma forma comparável a poucos, no que diz respeito à hegemonia que conquistou nos Conselhos Superiores, por exemplo. Seu candidato perdeu a eleição para o Prof. Lima por poucas dúzias de ovos. Seu grupo facilmente retornaria ao poder, se os ninhos tivessem continuado como estavam.
Nessa Páscoa termina, com todos os simbolismos possíveis, um ciclo. A consternação dos apoiadores do grupo que apontaria um "novo rumo" para a Ufesm não poderia ser maior.
O que virá? De onde virá a renovação que a Universidade precisa?
Tem gente se babando no discurso moralista, acreditando que é por aí.
A orquídea com jeito de anjo tem perfume de chocolate.

Nenhum comentário: