domingo, agosto 13

Candombe


Em 1972 fiz uma viagem a Rivera, minha primeira ao mundo exterior. Perto da esquina da Sarandi com Seballos havia uma loja de discos e livros - Pepo -, na qual comprei, depois de muito garimpar, um disco de música uruguaia, "Musicacion 4 1/2", (Discos de la Planta). Trazia alguns dos melhores intérpretes do Uruguai: Ruben Rada, Diane Denoir, El Kinto, Mateo, Horacio e outros. Foi ali que eu descobri o candombe, um ritmo de origem africana cultivado pelos hermanos. O disco é coisa muito fina, tem uma belíssima interpretação de "Mejor me voy" (não confundir com a valsa mexicana de mesmo nome...) na voz de Diane Denoir. Descobri faz pouco que isso existe em cd, disponivel apenas em Montevideo. Lembro disso porque estive em Rivera no final de semana e encontrei um tipo, o cantor da foto, cantando candombe, perto da esquina da Sarandi com Paysandu. Para fazer seu candombe, no entanto, Yamandu Paz precisa agradar os turistas com os grandes sucessos da gauchada: Guri, Los Hermanos, Rio Manso, Orelhano, Merceditas. Até de Condorpasa ele ataca. Fazer o quê, nesses tempos de freerivera? Trouxe o cedê do índio, que faz ponto ali em frente a Los Baguales e toca o que o freguês pedir, no gênero, se ele souber, com toda a alegria.
Alguém sabe quem converte um elepê num cedê? Acho que vou fazer isso com meu disco de 1972 e repartir com os amigos. Antes de morrer todo mundo devia poder ouvir Diane Denoir cantando "Mejor me voy" acompanhada pela guitarra de Mateo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ronai
O pessoal da Som Brasil fez uma boa conversão para CD do disco "As 12 Valsas de Esquina" do Francisco Mignone intrerpretadas pelo Arthur Moreira Lima. Apesar da má conservação do meu LP, o resultado final ficou aceitável.
Um grande abraço.

Ronai Rocha disse...

Caro Bressan,
obrigado pela informação. Quando tive essa dúvida ontem, me lembrei da tua iniciativa. Vou procurá-los.
Um grande abraço,
Ronai

Anônimo disse...

Ronai prezado,
O CD de Diane Denoir que voce comenta tem uma outra versao de "Mejor me voy", pra mim, alem de mais madura, a melhor.
Esse CD que é o disco de vinilo "Diane Denoir" pode ser comprado em internet nesse endereco: www.indicevirgen.com.ar

Ronai Rocha disse...

Obrigado pela informação sobre a outra versão de Mejor me voy.
Fui conferir o endereço e não deu certo. Vou tentar alguma variação do mesmo. Valeu.