domingo, julho 30

Ontopsicologia?


"A Razão" do final de semana traz uma matéria de capa e um caderno especial sobre Antonio Meneghetti. São quatro páginas dedicadas ao "guru dos empresários". Que ele tenha valor jornalístico, não duvido. O tom, no entanto, foi devocional.
Nada tenho contra empresários que se provém de gurus. Cada um tem o guru que merece. E que bom para São João do Polêsine o movimento existente por ali, impostos, iptu, etc. Se o jornal quis entronizá-lo como personagem inatacado de nossa vizinhança, não vamos esquecer que, do ponto de vista científico, o buraco é mais embaixo.
Assino embaixo do que escreveu sobre ele o Renato Zamora Flores, que começa assim:
"Lógico, coerente e errado o suficiente para o prejudicar. Apresentam-se como revoluções no conhecimento mas não passam de fachadas para outras intenções, direcionadas ao seu ponto mais frágil: o bolso. E o que chamamos de pseudociências: um conjunto de afirmações que parecem ter passado pelo pente fino da verdade, mas que não passaram, entretanto, por crivo nenhum, utilizando-se de truques de raciocínio e até mesmo de inverdades para iludir incautos - e alguns nem tão incautos. De modo geral, são divulgadas com alarde por indivíduos inteligentes, bem-falantes e que, por acaso, ganham muito dinheiro com elas."
Em resumo, a ontopsicologia é uma charlatanice. Simples assim. Faz muitos anos li um ou dois livros desse pequeno bando. Trata-se de uma literatura que pratica, deliberadamente, aquilo que o velho Ludwig chamaria de "confusões categoriais". A prática deliberada de confusão conceitual tem nome.
Veja o site com o texto de Renato em
http://www.str.com.br/Str/charlatao.htm
A foto, como diria o mais novo diretor de vídeos de São Paulo, é um exercício sobre metáforas.

2 comentários:

Andrei disse...

O mais brabo de tudo é ver em carros de professores da Uéfiésieme um adesivo em prol da ontopsicologia. A salvo de curiosidades... há um tempo atrás e ainda agora, tais idéias, influenciam certos estudantes do curso de Filosofia. Outra, há nesses livros de ontopsicologia, maneiras de se comportar e como levar uma vida feliz sem sexo até os 40 anos... pasmem.

Unknown disse...

Que tal se fizermos uma breve recordação em www.youtube.com/ontopsicologia

Parabéns pelo artigo.