terça-feira, novembro 27

Constrangimento

Reproduzo o artigo de Delmar Bressan, publicado no Diário de Santa Maria, de sexta-feira passada.

Constrangimentos na Academia

Delmar Bressan
Professor da UFSM

O episódio envolvendo a Fundação de Apoio à Tecnologia e à Ciência (Fatec) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desnuda a crise de representação que assola o meio universitário. A reação estratégica de constrangimento geral, como se a Fundação fosse um corpo estranho à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é um claro sintoma desse problema.
O fato é que não há papel para anjos nessa cena. Basta ler com atenção o documento estatutário que, em seu artigo 8º, reza: “A Fundação é dirigida por um Conselho Superior”. E quem, afinal, compõe essa instância superior ? Pró-reitores, diretores de Centros de Ensino e do Hospital Universitário, representantes indicados pelo Conselho Universitário da UFSM, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, entre outros.
Entre as funções desse conselho sobressaem-se: escolher a diretoria executiva, aprovar atividades e proposta orçamentária, julgar contas, apreciar relatórios. Portanto, definir os dirigentes, os rumos e a lisura das práticas sob a tutela fundacional.
O que teria acontecido, então ? Estariam os conselheiros participando de eventuais desvarios na Fundação ? É óbvio que não. Ao que parece, o egrégio conselho não está desempenhando as suas funções na plenitude e por isso deve fazer o seu ato de mea culpa. Ato de contrição a ser seguido por todos, já que são modestos os registros de questionamentos, excluídas as habituais escaramuças das bancadas estudantil e sindical. Em bom português: ninguém, em tempo algum, esteve impedido de verificar o modus operandi da fundação.
O que resulta insuportável é ler e ouvir manifestações compungidas de certas “reservas morais” da academia, acompanhadas de propostas ingênuas de transparência. Como se, sob as asas da Fundação, estivesse abrigada toda sorte de especialistas em evasão de dinheiro público.
Pergunta-se: por que tais soluções não foram formuladas anteriormente, por exemplo, via diretores de Centros de Ensino ? Assim soa oportunismo. Significa colocar a totalidade dos projetos lá desenvolvidos na mesma cesta das maçãs maculadas pelos descuidos na colheita. Significa, igualmente, desconsiderar a colaboração que esse tipo de organização tem emprestado às universidades nas últimas décadas.
Enfim, antes de embarcar na canoa ligeira da demagogia, convém, aos integrantes da academia e da comunidade, propor intervenções saneadoras, a cada momento, em suas respectivas instâncias de representação. Trata-se de agir bem antes dos maus acontecimentos, sob pena de sobrar a opção do lamento constrangido."

domingo, novembro 25

Ser e Tempo


O Prof. Ernildo Stein, na palestra de encerramento do Colóquio realizado na PUC de Porto Alegre, por ocasião dos oitenta anos da publicação de "Ser e Tempo".

quinta-feira, novembro 22

Com paixão

 

Posted by Picasa

quarta-feira, novembro 21

Projovem (2)

Ouvi coisas muito boas sobre o Projovem e resolvi me informar mais a respeito do mesmo. Fui para o sitio, uma página oficial, evidentemente, da Presidência da República, Secretaria Geral. A Coordenadora Nacional do "Programa Nacional de Inclusão de Jovens" é Maria José Vieira Feres. Os grevistas dos anos oitenta lembram dela, uma das mais combativas e importantes militantes do movimento docente. Depois foi autoridade universitária ainda mais importante, ocupou todos os cargos na hieraquia acadêmica. É um grande quadro.
O sítio do Projovem traz a lista dos coordenadores do programa em cada estado. No caso do Rio Grande do Sul, consta como Coordenador do Projovem o Sr. Johanne Basso Vieira. A mesma pessoa também consta como coordenador do Projovem de Porto Velho, Rondonia. E nos dois casos, em nome da FUNDAE de Santa Maria. Fiquei curioso para saber mais sobre como funciona isso? Alguém sabia que a Fundae, de Santa Maria, toca um projeto do Projovem em Porto Velho, RO?
E quem é o representante da UFSM junto a esse programa? Até julho de 2006, se me lembro bem, a Coordenadora era uma professora do Centro de Educação da UFSM.

Nomes

De fato, o que nos sobra, no final das contas, é o nosso nome, já percebia bem o velho Homero, na Ilíada.
A passagem mais importante sobre isso está no Canto VI, Héctor e Andrômaca: o adeus, na linha 120

"Então Glauco Hipolóquio e o filho de Tideu se defrontam, no meio de ambas as facções, ávidas de combater. Diomedes, voz altíssona, fala primeiro:
"Quem és, mortal bravíssimo, que antes não vi na guerra que dá glória?

E etc.

terça-feira, novembro 20

Leituras da noite

De Simone Weil, no livro "O Enraizamento", Edusc, (2001).

“A verdadeira definição da ciência é que ela é o estudo da beleza do mundo”. (p. 236)

“A investigação científica não é senão uma forma da contemplação religiosa”. (p. 236)

A falta que nos faz.

Perguntas para um jornalista

1. Quem negociou a "Operação Maranhão" em nome da FATEC/UFSM em São Luís?
2. Quais os critérios acadêmicos de formação universitária que foram invocados para justificar tamanha "operação Rondon?"
3. Qual a opinião do presidente do Conselho Universitário da UFSM/Fatec sobre essas estocadas quase internacionais?

Res extensa

Deu em um jornal do Maranhão:

"O governador Jackson Lago mandou suspender o contrato entre a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), da Universidade Federal de Santa Maria RS, e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran-MA), para realização de exames nos candidatos a motorista. A decisão foi anunciada pela secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, que resolveu intervir no processo em função das denúncias de irregularidades que estouraram no Detran do Rio Grande do Sul envolvendo a Fatec.
O diretor-geral do Detran, Fernando Palácio, disse que o contrato assinado com a Fatec, no dia 19 de outubro último, "foi feito dentro da legalidade" e que a documentação apresentada pela empresa estava regular. Palácio explicou também que não foi feito ainda nenhum pagamento à Fatec, mas que o Governo resolveu agir de forma preventiva para evitar eventuais danos. Na terça-feira, o diretor-geral já havia alertado que se viesse a aparecer indício "da existência de qualquer irregularidade" o contrato poderia ser suspenso.
A Fatec passou a trabalhar para o Detran após a fundação anterior, a Carlos Chagas, haver solicitado a revogação do contrato de prestação de serviço em caráter definitivo, o que obrigou o órgão a buscar alternativa para garantir a expedição de carteiras de habilitação. Mas a Fatec, segundo a imprensa nacional, estaria cometendo irregularidades no Rio Grande do Sul, o que levou a Polícia Federal a investigar denúncias de desvio de recursos."

Perguntas por partes, como diria Jakson, o estripador.
1. Então o contrato já estava assinado?
2. Porque a Fundação Carlos Chagas rompeu o contrato? Por falta de pagamento, dizem.
3. E o que motivou a FATEC, no meio da sulina pampa a sair em desabalado galope rumo aos lençóis maranhenses para assinar um contrato com um estado inadimplente? Qual foi a vocação extensionista a motivar tal gesto abnegado?
Que segredos não nos guarda São Luís...

Projovem

Conversei longamente com Marcos Rolim faz poucos minutos. Alguém lhe informou sobre a postagem abaixo, "Espera", e ele tomou a iniciativa de me ligar, para trocar uma palavra. Contou que sim, prestou assessoria (mais do que isso, trabalho efetivo de formação) à Pensant e à Fundae, vinculada exclusivamente ao projeto Projovem. Mas apenas no Projovem.
"Pode escrever no blogue que nunca tive nenhuma relação com o Detran".
Felizmente para mim e para os leitores do blogue, nunca passou pela minha cabeça que houvesse essa relação, como se pode ver abaixo. Tenho por Marcos Rolim o maior respeito humano, político e intelectual, e foi em nome disso que expressei minha convicção que poderia esperar a palavra dele sobre essa conjuntura que envolve uma empresa na qual ele prestava assessoria. Foi a experiência dele na área de inclusão que lhe motivou a aceitar o convite que recebeu para trabalhar com políticas que conhece muito e há muito tempo.
Como eu e tantos outros, Marcos Rolim espera que as investigações sejam levadas a efeito da forma mais exata e o mais rapidamente possível. Certos juízos, quando postos diante de um horizonte mais largo, devem ser temperados pela espera.
Mestre Guina, mais um banquinho, por favor.

segunda-feira, novembro 19

O baile

Em um sítio do Ministério público estão resumidos os fatos da Operação Rodin. São esses, literalmente:
Fato 1, segundo o MP: "O Detran contratava, sem licitação, a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia, e sua sucessora, a Fundação para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura, ligadas à Universidade Federal de Santa Maria, para elaboração dos exames de avaliação teórica e prática de habilitação de motoristas."
Resposta: as pedras do Arroio Cadena estão cansadas de saber isso. Isso nunca foi segredo para os mosquitos do arroio que passa atrás do Restaurante do Augusto.
Opinião da PF 1: "Como isso não é pesquisa universitária, a licitação era necessária", declarou o chefe do Núcleo de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Alexandre Isbarrola.
Digo eu: a Fatec faz qualquer coisa, inclusive abriga alguns projetos de pesquisa autenticamente universitária, mas isso os caramujos do fundo do meu pátio andam de caracol cheio de saber.
Fato Hipotético 1: "Na seqüência, as fundações cometeriam a irregularidade de terceirizar os serviços que prestariam ao Detran para empresas privadas pagando preços superfaturados e também por serviços não prestados.
Bueno 1: "Bueno, digo eu, vamos formalizar:
a) Existe um x tal que x, nas condições y, faz z.
b) e etecetera e tal.
c) se provarem que pê, pagamentos de precos super e serviços não prestados...
d) então... começaria o baile da afundação.
Finalmente: "Quando recebiam o pagamento, as fundações ficariam apenas com o valor equivalente aos seus custos e repassariam o restante às empresas terceirizadas. Estas, por sua vez, fariam parte da verba chegar aos agentes públicos que haviam dispensado as licitações"
A primeira parte é acaciana. A segunda parte, "estas, por sua vez, etc...", se provada, acaba com a aposentadoria dos até hoje indiciados.
Isso não é pouco.
Mas é tudo, no final das contas.
Em todo caso, a palavra agora está com o MP e com a PF, que estão com uma nota promissória na rua.

Singeleza

Mário Gaiger, atual presidente da Fundae, assinou uma nota nos jornais do final de semana, explicando o affair. O núcleo da descrição dos fatos é esse:

"O DETRAN-RS mantinha contrato com a FATEC, o qual foi rescindido em abril de 2006;
No dia 06 de abril de 2006 a FUNDAE foi procurada por empresa de consultoria que, sob o argumento de que não poderia haver solução de continuidade nos exames para obtenção da CNH, propunha que a Fundação assumisse o lugar da FATEC;
Foi agendada reunião em Porto Alegre para que o assunto fosse tratado junto ao DETRAN-RS, com a intermediação da referida empresa de consultoria;
A FUNDAE, naquele momento, não dispunha de know how, nem equipe montada para assumir tamanha obrigação na data prevista, qual seja 15 de maio (40 dias após o primeiro contato);
A solução apresentada à diretoria da FUNDAE era singela: bastaria que a FUNDAE contratasse a FATEC para que esta que já dispunha do conhecimento e pessoal continuasse a dar o suporte necessário. A FUNDAE assumiria os contratos dos encarregados de examinar os pretendentes a obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação. A FATEC continuaria prestando os serviços de suporte no que se referisse ao software, enquanto a empresa de consultoria prestaria os serviços de supervisão, auditoria de soluções de tecnologia da informação e comunicação".

Afinal, porque mesmo foi rescindido o contrato do Detran com a Fatec em abril de 2006?

O parecer da Juíza diz que "ao que tudo indica, a rescisão deu-se por conta da manifesta resistência do novo Reitor da UFSM, Clóvis Silva Lima, à atuação das sistemistas. Considerando ter o reitor da UFSM peso expressivo no comando da FATEC, como já assinalado acima, a opção dos mentores do esquema foi no sentido de retirar o contrato de tal fundação, repassando-o à outra, qual seja a FUNDAE, na qual não tem participação na administração. Possivelmente, assim, o fato se relacione com a perda de influência de José Antônio Fernandes (principal sócio da Pensant Consultores) e de Paulo Jorge Sarkis (ex-reitor da UFSM), responsáveis pela configuração original do esquema, junto à FATEC."

Sistemistas são as empresas que faturaram os tais 31 milhões de reais (ou 40, em outras versões).
Na descrição do presidente da Fundae, ele foi procurado "por empresa de consultoria", isto é, por uma das sistemistas. A cena é patética: a Diretoria da Fundae, reunida, ouve uma exposição feita por uma empresa privada (que iria ganhar uma enorme fatia do bolo). A empresa propõe a assinatura de um contrato milionário. A diretoria retruca que não tem como fazer o serviço. O consultor responde: "E precisa?"
A Fundae não foi procurada pelo Detran nem pela UFSM. Ela assinou sabendo que tudo ficaria como dantes no quartel. Está na nota publicada ontem n'A Razão.
Falando em A Razão, é cobertura ou fechadura?
No mais, aceito a oferta do banquinho para esperar no que vai dar. Entro com um chimarrão bem cevado.

domingo, novembro 18

Afundações

Em Porto Alegre, na UFRGS, tem afundação. Lá, no entanto, há um Conselho Universitário que não se mixa. Aqui, que me lembro, as vozes que ergueram a favor de um pouco de ceticismo quanto às boas intenções foram esquecidas. Os dirigentes superiores das duas últimas reitorias deram curso a um processo de "integração" da pesquisa com a "comunidade" que se pautou pela anomia e pelo patrolamento do Conselho Universitário. Não faria mal comparar o funcionamento das duas instituições. Não faria mal perguntar porque certas empresas - especialmente no setor das ciências rurais e florestais - tem manifestado uma grande preferência pela ufesm (por muitos anos vamos ter que escrever assim, em caixa baixa); não tiveram chance na UFRGS.
Depois de duas semanas de crise, a Fundae pariu uma nota de perplexidade: não sabiam de nada, nunca antes, etc.
Depois de duas semanas de crise, a ufesm não pariu nenhuma nota sobre nada da afatec.
Segundo arazão, o vice-disse que ia fazer de conta que não havia visto os protestantes-estudantes quebrarem os vidros, etc. Ninguém sabe, ninguém viu.
E o Conselho Universitário daqui, vai continuar fazendo de conta que a afatec não fica dentro do Campus? E que culpa temos nós se os diretores de centro não entendem de contabilidade? Não deveriam contratar contadores isentos para examinar a papelada?
O povo, na rua, continua perguntando sobre auditorias mal havidas sobre projetos que financiaram, além de coquetéis, investimentos no ensino superior privado.
Como diria a Marilena do Oiapoque ao Chauí, vamos esperar que os promotores públicos e a polícia federal façam mais denúncias e prisões ou alguém de dentro da diretoria da afatec tem alguma coisa roxa para mostrar e enxotar as lebres?
Eu levei uma mijada de um Diretor de Centro, quando, no Conselho Universitário, pedi ao atual Vice-Reitor, assumindo o cargo, que desse umas vassouradas na afatec. A autoridade diretiva me ironizou, dizendo que o dito vice já estava perfeitamente a par de tudo, etc. Fiquei na minha. Vassoura nova pode apresentar surpresas, confiei. Deve estar em alguma ata do Consu, como estão em atas do Consu algumas brigas minhas com alguns que hoje andam na mira da polícia.
Confio, por mais uns dias.
Depois, me esperem. A vida é curta.

sábado, novembro 17

quinta-feira, novembro 15

Mesa de abertura


Da esquerda para a direita, professores Noeli, Frank e Marcelo. Sessão de abertura do IX Colóquio Conesul de Ciências Formais, sem patrocínio de afundacões.

Prof. Oswaldo


O Prof. Oswaldo Chateaubriand, na sessão de abertura do IX Colóquio Conesul das Ciências Formais, organizado pelo Prof. Frank Sautter.
Tem mais no Flickr ("Algumas fotos", link ao lado).

quarta-feira, novembro 14

XI COLÓQUIO CONESUL DE FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS FORMAIS

O tema este ano é "Negação", o local é o Hotel Itaimbé. O organizador é o Prof. Frank Sautter.
A programação é essa:

Quarta-feira, 14.11.2007:
20:00 – 20:30 Cerimônia de abertura
20:30 – 22:00 Conferência de abertura:
Jairo José da Silva (UNESP): O conflito entre as demonstrações reais da matemática e suas versões formais

Quinta-feira, 15.11.2007
09:30 – 10:20 Rogério Correa (UFG): A negação como operação formal
10:20 - 11:10 Alexandre Noronha (UFBA): Negação e proposições da Lógica no Tractatus de Wittgenstein
11:10 – 12:00 André Porto (UFG): Domínios, a regra da eliminação da indução e possibilidade em princípio
15:00 – 15:50 Guido Imaguire (UFC): A intensionalidade oculta das estruturas extensionais
15:50 - 16:40 Dirk Greimann (UFSM): A negação fregeana do número 2 (segunda parte)
As duas palestras acima terão, como debatedor, Jaime Rebello (UFRGS)
16:40 - 17:00 Coffee-break
17:00 - 17:50 Luiz Carlos Pereira (PUC-Rio): Negação no último Wittgenstein
17:50 – 18:40 Abel Lassalle Casanave (UFSM): Negação como operação formal em Hilbert

Sexta-feira, 16.11.2007
09:30 - 10:20 Décio Krause (UFSC): ¬∀x (Entidade(x) → Identidade(x))
10:20 – 11:10 Marcelo Coniglio (UNICAMP): Lógicas da inconsistência formal e negações paraconsistentes
11:10 - 12:00 Marcelino Pequeno (UFC): Handling exceptions in nonmonotonic reasoning
15:00 – 15:50 Javier Legris (UBA): Sobre la interpretación de la negación intuicionista
15:50 - 16:40 Jorge Molina (USC): Negação e dupla negação no intuicionismo de Brouwer
16:40 – 17:00 Coffee-break
17:00 – 17:50 Oscar Esquisabel (UNLP): El problema de la negación em Leibniz
17:50 - 18:40 Oswaldo Chateaubriand (PUC-Rio): Negação em Logical Forms

Sábado, 17.11.2007
09:00 – 09:50 Carlos Miraglia (UFPEL): A concepção darwinista do refutacionismo de Popper frente à ontologia dos três mundos
09:50 - 10:40 Wagner Sanz (UFG): Negação: verdade ou falsidade?
10:40 - 11:00 Coffee-break
11:00 - 11:50 José Seoane (UDELAR): Metáforas en lógica: una aproximación preliminar
11:50 – 12:40 Frank Sautter (UFSM): A noção kantiana pré-crítica de negação
15:00 - 16:30 Conferência de encerramento:
Marco Ruffino (UFRJ): Sensibilidade contextual e minimalismo semântico

Domingo, 18.11.2007
10:00-12:00 Reunião do Projeto de Cooperação Acadêmica PUC-Rio/UFSM/UFC (restrita aos integrantes do referido projeto e aos convidados do XI Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais)

terça-feira, novembro 13

Empresas e esperas

Quase meia dúzia de empresas estão saindo indiciadas nesse inquérito da Polícia Federal. Eu espero que algum dirigente da UFSM solicite formalmente à Fatec a lista de qualquer outro projeto tocado pela FATEC que eventualmente tenha negócios com as empresas formalmente indigitadas.
Ou será que vão esperar que alguém com assento no Conselho Universitário formalmente exija isso?
Ou será que alguém vai fazer de conta que não pensa?

Mala preta

Todo projeto ancorado na FATEC e tocado por gente da Usm tem que pagar um pedágio; afinal, usa-se gente, instalações, tempo da Usm. Assim, cada projeto deixa no caixa da Reitoria um tantinho, cinco, seis por cento, não sei. Desse caixa, a parte dourada fica para o Gabinete do Reitor, e o restante é repartido com os centros de ensino, para os Diretores. Essa caixa pode ser usada à discrição e conveniência dos envolvidos, bastando que existam notas fiscais, etc. Bueno, agora que fica evidente que havia mal havida moeda, como fica a Usm, que, em princípio, pode ter usado dinheiro mal tido?

segunda-feira, novembro 12

Espera

Um dos think tank da política gaúcha, ex-aluno da UFSM e reserva moral da esquerda tem sua palavra ansiosamente aguardada por muita gente. Marcos Rolim consta do site da empresa Pensant como um dos seus consultores, e o mesmo se aplica à Fundae. Rolim é um dos maiores conhecedores do tema "segurança" no Brasil. Em seu currículo consta um ano ou mais em Oxford, estudando o tema. Foi convidado pela Pensant para dar consultoria para ações de inclusão da juventude. Diz no site:
"O Jornalista Marcos Rolim, especialista em Políticas Públicas para a juventude e Consultor da Fundae, fala sobre o ProJovem.
'As prefeituras de capitais que têm aderido ao ProJovem talvez não tenham a exata dimensão do significado histórico do programa. Em muitos casos, como em Porto Alegre, dificilmente a administração municipal terá a chance de executar um programa social de maior impacto e importância'.
Na ZH de hoje, Rosane de Oliveira diz que o Projovem está entrando na berlinda. Estou seguro que Marcos Rolim, fiel ao seu perfil histórico, não nos deixará sem sua palavra sobre esta conjuntura.

Pacto pelo Rio Grande

O sítio da Pensant traz a relação da equipe que trabalhou no projeto "Pacto pelo Rio Grande", trabalho que consta na relação de projetos tocados pela empresa. A lista é esta:

"Equipe Pacto Pelo Rio Grande
Presidente
Deputado Fernando Záchia
Comissão Executiva
Coordenador Deputado Cézar Busatto (PPS) 
Deputado Raul Pont (PT) 
Deputado Jair Soares (PP) 
Deputado Márcio Biolchi (PMDB) 
Deputado Giovani Cherini (PDT) 
Deputado Luis Augusto Lara (PTB) 
Deputado Ruy Pauletti (PSDB) 
Deputado Reginaldo Pujol (PFL) 
Deputado Berfran Rosado (PPS) 
Deputado Heitor Schuch (PSB) 
Deputada Jussara Cony (PC do B)
Assessoria Técnica: 
Coordenador Prof. José Antônio Fernandes MSc Economista / Modernização
Prof. Paulo Jorge Sarkis Msc Engenheiro / Desenvolvimento
Darcy Francisco Carvalhos dos Santos - Economista / Realismo Orçamentário
Prof. José Odim Degrandi Msc Administrador 
Prof. Marcos Rolim - Jornalista
Dra. Denise Nachtigall Luz - Advogada
Dra.Gabriela Nehme Bemfica - Advogada
Dra. Liz Beatriz Sass - Advogada
Dr. Ferdinando Fernandes - Advogado
Francene Fernandes Msc Psicóloga /Gestão de Pessoas 
Ipojucan Seffrin Custódio - Administrador
Juliana dos Santos Cauzzo - Administradora
Diogo De Gregori – Bacharel em Direito
Assessora Executiva: 
Stela da Silva e Silveira
Auxiliares Técnicos: 
Mário Jaime Gomes de Lima - Acad. de Economia 
Mariana Todeschini - Acad. de Relações Públicas
Consultores Especiais:
Prof. Pedro Silveiro Bandeira Dr. Economista - UFRGS
Prof. Roberto da Luz Júnior Msc Economista - UFSM
Prof. Pedro Einstein dos Santos Anceles Msc Tributarista - UFSM
Colaboradores da UFSM:
Dr. Mauro Valdir Schumacher - Créditos de Carbono
Dr. José Fernando Schlosser - Agronegócios
Dr. Geraldo da Silveira - Recursos Hídricos
Dr. Felix Alberto Farret - Fontes Alternativas de Energia
Msc Elder Estevão de Mello - Desenvolvimento Econômico e Social
Dr. Doadi Brena - Cadeia Produtiva de Florestas"
A informação, by the way, é pública.

sábado, novembro 10

A Nova Corja

http://www.insanus.org/novacorja/
Walter Valdevino, em "A Nova Corja" visita o episódio do Detran e faz algumas conexões.

Devassa

Os jornais de hoje noticiam que a diretoria da FATEC decidiu contratar, por licitação, uma auditoria nos mais de 400 projetos da Instituição, para ver se há algo errado no reino.
Acho que não caiu a ficha para esse povo. Não se deram por conta do tamanho do buraco em que nos metemos.
A UFSM, a partir de agora, vira sinônimo de falcatrua, mesmo que fique provado que a grande maioria dos presos é inocente. Eu não acredito que todos os citados e afastados até o momento sejam desonestos, quadrilheiros, etc. Mas a mancha veio para a instituição, ponto, e vai ser difícil reverter isso.
Isso de fazer auditoria lembra outro rumor que corre na instituição. Um dos projetos da FATEC, que envolvia a área da saúde e uma das empresas citadas no imbroglio, foi motivo de auditoria no ano passado. A empresa contratada, segundo esse rumor, pertence a um dos presos pela PF...
A diretoria da FATEC poderia esclarecer isso, informando ao distinto público qual foi a empresa contratada para fazer a auditoria do projeto distinguido pela atenção da bancada estudantil no Conselho Universitário?
Digamos que venha a tal da auditoria, que vai dizer que está tudo ok ou mais ou menos.
Fica tudo lá dentro.
Tem 400 projetos? Que a FATEC publique uma página na internet, com os seguintes datos:
1. Nome do projeto.
2. Quem o desenvolve?
3. Quais são as instituições e ou empresas que o financiam?
4. Há bolsas e remuneração a docente, servidores estudantes? Para quem e quanto?
Ponto.
Depois disso, que venha a consultoria, auditoria. Antes disso, tudo parece como antes no quartel do abrantes.

quinta-feira, novembro 8

Acabou

Uma das possíveis candidaturas a um dos centros de ensino da UFSM terminou nas páginas da denúncia oferecida pela juiza, que justificou o pedido das preventivas. A ver. O documento da juíza pode ser lido na página do www.claudemirpereira.com.br. Alguém lembra de uma conversa aqui no morana sobre tapetão? A ver. E então tá.

Lista


Começam os protestos no Campus. Haviam hoje dois enormes cartazes como esse, um no arco e outro na frente do Hospital Universitário.
O Departamento de Filosofia fez uma proposta muito interessante hoje ao Conselho Superior da FATEC, por meio do Diretor do CCSH, prof. Koff. O pedido foi que a FATEC publicasse uma página na internet contendo o numero de matricula de todas as pessoas que tem projetos ali, seguidos do valor das bolsas recebidas, das empresas vinculadas, etc. Afinal, essas pessoas são trabalhadores da UFSM, uma entidade publica, e o tempo para esse trabalho é tempo público. Depois e ademais: vamos parar com essa história que todo mundo ganha bolsa. Alguns ganham. Certamente merecem e não temem. Pois vamos mostrar isso, para o povo deixar de ficar falando mal e que não existe transparência-brasil aqui na Ufesm. O Prof. Koff garantiu que iria apresentar essa proposta hoje à tarde. Isso é que é Departamento, meu!

terça-feira, novembro 6

Ex

Pois não é que gogleando se descobre que um certo ex-deputado (na verdade, são quase dois ex-deputados) tem relações de assessoria com algumas das vítimas da prepotência da polícia federal?

O Sitio da Ufesm

São quase onze da noite. Até agora o sítio da Ufesm não disse um "ai". Faz mais de vinte anos que se discute o papel das Fundações de apoio. Há quem diga que as universidades federais não funcionariam sem elas. Pois quem sabe agora, tapados de manchetes, a gente ache um tempo para pensar como as universidades poderiam funcionar sem elas. Os incomodados, quem sabe, deveriam se mudar. E se o ministério público começar a investigar algumas ligações que começam a ser feitas entre professores da Ufesm e instituições de ensino superior bocamontinas para o funcionamento de projetos milionários, envolvendo empresas privadas na outra ponta do triângulo? Eu, hein? Como disse o ex-deputado, rei-tor ou rei-momo?

Fundae

O sítio da Fundae continua fora do ar. Antes que pensem qualquer coisa, ponho minha mão no fogo pelo Mario Gaiger e pelo Padre Chico e vários outros, da direção da Fundae. Não duvido, no entanto, que eles queiram colocar algumas coisas ou outros no fogo.

Yahoo

No Yahoo:
"Segundo policiais que comandaram a operação, o Detran contratava sem licitação a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia (Fatec), e sua sucessora, a Fundação para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), ligadas à UFSM, para elaboração dos exames de avaliação teórica e prática de habilitação de motoristas.
"Como isso não é pesquisa universitária, a licitação era necessária", destaca o delegado Alexandre Isbarrola, chefe do Núcleo de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Na seqüência, as fundações também cometiam a irregularidade de terceirizar os serviços que prestariam ao Detran para empresas privadas, pagando preços superfaturados e também por serviços não prestados.
Quando recebiam o pagamento, as fundações ficavam apenas com o valor equivalentes aos seus custos e repassavam o restante às terceirizadas. Estas, por sua vez, faziam parte da verba chegar aos agentes públicos que haviam dispensado as licitações."
O que me parece: alguém fez sarcasmo com os promotores e procuradores e eles aceleraram o troco. Se houver prova do superfaturamento e serviços não prestados, aí, como diria o Mestre, bomba atômica. Caso contrário, chabu radioativo.

Imprensa: O Globo digital

"A Polícia Federal já cumpriu 12 mandados de prisão durante a "Operação Rodin", desencadeada em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público, na manhã desta terça-feira (6). O objetivo é desmontar uma quadrilha suspeita de desviar recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A Receita Federal estima que cerca de R$ 40 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos desde 2002.
Segundo as investigações, o grupo utiliza fundações de apoio universitário e empresas administradas por "laranjas".
A operação foi desencadeada em Porto Alegre e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e São Luís, no Maranhão. Catorze mandados de prisão temporária foram expedidos pela Justiça Federal, a requerimento da Procuradoria da República.
O seqüestro de bens e de contas bancárias, além da realização de buscas de documentos e computadores foram autorizados pela Justiça. Cerca de 50 auditores e analistas da Receita Federal e 250 policiais federais participam da operação nos dois estados.
Na investigação, a polícia federal identificou que a organização atuava no Detran/RS, efetuando contratos para a avaliação teórica e prática na habilitação de condutores de veículos automotores -- sem licitação -- com fundação de apoio universitária. Os serviços eram prestados com a utilização da estrutura física e de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm).
Na fraude, os responsáveis efetuavam subcontratações ilegais, cujos serviços, quando prestados, eram superfaturados. Tanto o Detran/RS quanto a Ufsm são vítimas do grupo investigado.
Os presos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, fraude a licitações, tráfico de influência, sonegação fiscal e estelionato."

Coperves

O Prof. Jorge Cunha assumiu temporariamente a presidência da Coperves. O Prof. Dario foi afastado, temporariamente. A notícia não saiu ainda no sitio da Ufesm, que por enquanto - 18.09 - desconhece o assunto. As prisões - chegariam a uns 10 ou 12 ao todo, entre os da casa e dos de fora - são temporárias, como se sabe, para investigação e pirotecnias. A ZH chegou a dizer que o ministro Tarso Genro recomendou não liberar assim no mais os nomes, de pessoas e de empresas. Então tá, de novo.

Assunto antigo por aqui

O leitor curioso leia as postagens aqui do "morana" feitas no dia 7 de maio de 2006, "Daqui para frente" e "Afundações". Um dos citados ali vai passar uma ou duas noites dando explicações na PF.

Reitoria

A Reitoria sabia disso? Lasier Martins, da Rádio Gaúcha entrevista o vice-reitor da Ufesm. Ele responde que o acontece lá na Fatec não é da responsabilidade da Reitoria. Então tá.

Afundações

Uma fundação com sede em Santa Maria presta serviços em Viamão. Veja o que o sítio da cuja informa:
"Em Viamão, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem) está sendo desenvolvido desde novembro de 2006, quando foi assinado o contrato entre a Prefeitura e a Fxxxxx. As atividades estão previstas para começar em janeiro de 2007 com a implantação de 05 núcleos e a Fxxxxxx já selecionou os educadores que irão atuar no Programa e que em breve estarão sendo contratados."
Esse ProJovem vai dar o que falar.

Much

Much ado, vai dar chabu. Não senti muita firmeza na operação. Mas ficará essa fumaceira horrível em torno da Ufesm. O curioso é que durante o dia algumas páginas na internet foram desaparecendo. Estou tentando entrar na página da Fundae, por exemplo, e ela está fora do ar desde as onze da manhã.

Núcleo Pensante

Diz o delegado Alexandre, em entrevista para a Rádio Gaúcha, que havia um "núcleo pensante" que "bolava as operações" em Santa Maria, na Universidade...

Na Folha

Folha Online
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira ao menos 12 acusados de fraudes em contratos públicos realizados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Sul.
A operação Rodin também já cumpriu 43 mandados de busca em apreensão em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria.
Estimativas da Polícia Federal apontam prejuízos de cerca de R$ 40 milhões aos cofres públicos desde 2002. De acordo com as investigações, o órgão contratava, sem licitação, a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
A fundação seria a responsável pela avaliação teórica e prática para habilitação de condutores de veículos automotores, e usava a estrutura física e os servidores da universidade.
Os presos devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, fraude a licitações, tráfico de influência, sonegação fiscal, estelionato, peculato e corrupção ativa e passiva.

Pensando bem

A escultura mais conhecida de Rodin chama-se "O Pensador". Uma das empresas que presta serviços as afundações
(afinal, são duas afundações boca-montenses) que prestam serviços ao Detran tem um nome parecido com esse, pensare, pensant, algo assim. Alguém na PF não resistiu à ironia, dupla, quem sabe, para cutucar os pensadores.

Nunca antes

Deu no sítio da Polícia Federal:
"OPERAÇÃO RODIN DESMONTA ESQUEMA DE FRAUDE EM CONTRATOS PÚBLICOS
PORTO ALEGRE/RS - A Polícia Federal desencadeia, na manhã de hoje, 06, a Operação Rodin, que desarticula uma quadrilha especializada em fraudes em contratos públicos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Participam da ação 252 policiais federais e 46 servidores da Receita Federa que já cumpriram 12 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca em apreensão em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Estimativas da Polícia Federal apontam prejuízos de cerca de R$ 40 milhões aos cofres públicos desde 2002. De acordo com as investigações, o órgão contratava, sem licitação, a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia (FATEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esta fundação seria a responsável pela avaliação teórica e prática para habilitação de condutores de veículos automotores, e usava a estrutura física e os servidores da universidade. Ocorre que esse tipo de contratação só é permitida para a promoção de ensino, pesquisa e extensão, mas os responsáveis legais burlavam a legislação e efetuavam a subcontratação de empresas que prestavam serviços superfaturados ou inexistentes. Funcionários dessas empresas eram ligados, indiretamente, a determinados dirigentes do órgão estadual, os quais eram responsáveis pelas licitações ou pela dispensa delas, e que recebiam benefícios pecuniários indevidos em razão do esquema. Os presos estão sendo encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, onde serão ouvidos. Eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraude a licitações, tráfico de influência, sonegação fiscal, estelionato, peculato e corrupção ativa e passiva. Também participaram das ações o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e a Receita Federal. Será concedida entrevista coletiva na Superintendência Regional da Polícia Federal em Porto Alegre às 14h30 , localizada na Av. Ipiranga, 1365 – Porto Alegre/RS."

Operação Rodin


Deu no Claudemir Pereira:

"Operação Rodin. Ação contra fraude envolve Fatec, UFSM e Detran. Já são 12 pessoas presas
Santa Maria está em ebulição. Pelo menos as que, de alguma maneira, são ligadas à UFSM. Já teriam sido detidos, segundo informações divulgadas pelas emissoras de rádio da cidade, o presidente da Coperves/UFSM, Dario Trevisan, o ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis; e o diretor geral da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec), Luiz Pelegrini. Informações oficiais a respeito ainda não foram divulgadas pela Polícia Federal, que realiza a operação que já prendeu 12 pessoas no Estado, inclusive o presidente do Detran-RS, Flávio Vaz Neto - como conta reportagem distribuída pela versão digital do jornal Zero Hora."

Pós-escrito: no dia 7, quarta-feira, a informação acima foi confirmada apenas em parte. Paulo Sarkis e Luiz Pelegrini não haviam sido detidos.

A ver

Achei a coisa meio mal descrita. O triângulo UFSM/FATEC/Detran sempre foi público. O próprio governador do Rio Grande esteve ali na sede hoje invadida pela Policia Federal, de manhã cedo, inaugurando o programa "Trabalhando pela vida". O problema é essa acusação: "Os responsáveis legais estariam burlando a legislação e efetuariam a subcontratação de empresas que prestavam serviços superfaturados ou inexistentes." A ver.

Zero Hora

Deu na Zero Hora Digital:
"A Polícia Federal realiza desde a madrugada desta terça operação para desarticular um grupo suspeito de realizar fraudes em contratos públicos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran- RS). Entre os presos estão o atual diretor-presidente do órgão, Flavio Vaz Netto, e o ex-diretor-presidente Carlos Ubiratan dos Santos. A prisão é temporária para efeitos de investigação.
Participam da operação 252 policiais federais e 46 servidores da Receita Federal, que já cumpriram 12 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca em apreensão em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Estimativas da Polícia Federal apontam prejuízos de cerca de R$ 40 milhões aos cofres públicos desde 2002. De acordo com as investigações, o órgão contrataria, sem licitação, a Fundação de Apoio, Ciência e Tecnologia (FATEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De acordo com a PF, esse tipo de contratação só é permitida para a promoção de ensino, pesquisa e extensão. Mas os responsáveis legais estariam burlando a legislação e efetuariam a subcontratação de empresas que prestavam serviços superfaturados ou inexistentes.
Também participaram das ações o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e a Receita Federal."

Explicações

É bom que venham e que sejam claras, de um lado e de outro. O que a cidade espera é que tudo seja muito bem esclarecido. O preço que a Ufesm vai pagar pela madrugada de 5 de novembro será muito alto.

Afundações

Afundou.

Um dia bom

"Porque assim é a natureza humana: as penas padecidas simultaneamente não se somam em nossa sensibilidade; ocultam-se, as menores atrás das maiores, conforme uma lei de prioridades bem definidas." (Primo Levi, É Isso um Homem? Editora Rocco, 1988, p. 83)

segunda-feira, novembro 5

A Vida de Johnson


Em meio a uma discussão sobre provas e refutações em Filosofia, na aula da semana passada, lembrei de recomendar a um aluno em apuros alguns procedimentos inspirados pelas narrativas de Boswell em "Life of Johnson". Aqui vai o original:
"After we came out of the church, we stood talking for some time together of Bishop Berkeley's ingenious sophistry to prove the non-existance of matter, and that every thing in the universe is merely ideal. I observed, that though we are satisfied his doctrine is not true, it is impossible to refute it. I nevel shall forget the alacrity with Jonhson answered, striking his foot with mighty force against a large stone, till he rebounded from it, "I refut it thus.! This was a stout exemplification of the first truths of Pere Bouffier, or the original principles of Reid and of Beattie; without admitting which, we can no more argue in metaphysicks, than we can argue in mathematics without axioms."
(Life of Samuel Johnson, LL.D, by James Boswell)

sexta-feira, novembro 2

Ensino noturno

Saí do prédio do CCSH ontem por volta de 22.25, depois de aplicar uma prova. Caía uma chuvinha fina. Meu carro era o único no estacionamento.