terça-feira, outubro 30

Os 18 da UFSM

Acabou o prazo para a UFSM aderir ao Reuni. Ficamos no grupo de universidades federais que passaram o recibo de não ter dezoito alunos por professor. Há quem diga que aderiu ao Reuni somente o povo do fundão do Brasil. Sei não, a UFRJ só é fundão por apelido do bairro. Enquanto isso, a afundação vai em frente, rumo ao interesse de cada um. Em tempo: parece que faltam quatro alunos para cada professor. Eu acho que tenho vários sobrando...

O Sócrates do Brecht

O texto abaixo intitula-se “Sócrates” e pode ser lido no livro de Bertold Brecht, "Histórias do Senhor Keuner", tradução de Luís Bruhein, Hiena Editora, Lisboa, 1993.

Ao acabar de ler um livro de história da filosofia, o senhor K. emitiu um juízo desfavorável sobre as tentativas dos filósofos para apresentar as coisas como fundamentalmente incognoscíveis. 'Quando os sofistas afirmavam que sabiam muito sem ter estudado nada', disse ele, 'surgiu o sofista Sócrates a garantir com arrogância que apenas sabia que não sabia. Esperava-se que acrescentasse à frase: porque eu também não estudei. (Para se saber alguma coisa há que estudar.) Parece, no entanto, que nada mais disse, embora os estrondosos aplausos a essa primeira frase, que duraram dois mil anos, chegassem para abafar qualquer outra frase que viesse a seguir.'

segunda-feira, outubro 29

Porto Alegre, lado B

 

Posted by Picasa

Centro de Porto Alegre, visto do décimo-sétimo andar do Hotel Continental, amanhecer de sábado, 27 de outubro.

Everson

 
Everson apresentou uma comunicação sobre cinema e filosofia.

Posted by Picasa

Patrícia

 
Patrícia Ketzer falou sobre problemas de interpretação de textos filosóficos.

Posted by Picasa

Mariano, Katiuska, Tatiana

 
Mariano, Katiuska e Tatiana apresentaram em Uberlândia os trabalhos que desenvolvem sob a orientação da professora Elizete Tomazetti.

Posted by Picasa

Gisele Secco

 
Gisele Secco apresentou um trabalho de análise das questões do vestibular da UFSM.

Posted by Picasa

Desidério

 
Desidério Murcho falou, no evento da UFU sobre ensino de filosofia, sobre a natureza da filosofia e seu ensino.

Posted by Picasa

domingo, outubro 28

Estação UFU


Estação da Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Webbom

O nome é estranho: http://www.webbom.pt
O site é de uma livraria portuguêsa. Ali se pode comprar o Arte de Pensar e as outras produções do grupo. Fiz a compra da nova versão e do livro de textos de filosofia faz poucos minutos, vamos ver quanto tempo leva para chegar até a boca do monte. Fica muito mais em conta do que nas livrarias paulistas, nas quais estão pedindo mais de cem contos pelo Arte.
Quando chegar eu conto.

sábado, outubro 27

Uma impressão, by the way

Last but not least? A frase abaixo sobre "the last military dictatorship" dá a entender que a fila é grande e pode andar. Getúlio, nacionalista e populista, é um fenômeno de outra natureza. Não gostei.

Relatório da Unesco sobre Filosofia: uma polêmica

O Relatório da Unesco sobre Filosofia despertou uma polêmica. Nele há um box de informações sobre a situação do ensino de Filosofia no Brasil, assinado pelo Prof. Walter Kohan. No Jornal da Ciência, o Prof. Paulo Ghiraldelli publicou uma resenha do relatório (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=51713) na qual, num trecho, atribui ao Prof. Walter Kohan diversos erros de fundo histórico. Kohan "traz informações distorcidas a respeito da história da educação brasileira e sua relação com a prática da filosofia nas escolas", diz Ghiraldelli. Entre esses erros estaria a forma como Kohan conta a história das relações da ditadura militar com a filosofia na escola média.
Li o artigo de Paulo e o de Kohan. Kohan de fato foi impreciso. Ele passou por cima do fato que o ensino de Filosofia seguiu em frente em muitas escolas apesar das leis que deixaram de lhe consagrar um lugar nobre no currículo. Essa falta de precisão ocorre em nove entre dez comentários sobre ensino de Filosofia no Brasil. A imprecisão de Kohan está contido na frase "with the establisment of the military dictatorship, philosophy was again officially deleted from the secondary curriculum by law 5692". Algumas linhas depois ele repete a mesma idéia, escrevendo que a disciplina foi "excluded by the last military dictatorship".
Segundo Ghiraldelli, Kohan, ao dizer isso, "endossou um erro fatal a respeito da história do ensino de filosofia no Brasil, que é a conversa sobre a repressão da Ditadura Militar à filosofia."
Transita com facilidade essa afirmação sobre a história de nossa disciplina, que atribui aos militares a "exclusão" da Filosofia dos currículos. Pouca gente qualifica o tópico ou vai aos detalhes. Vamos aos fatos. A ditatura militar, por meio de seus prepostos e fantoches, nunca publicou ou mandou publicar um documento "oficial", excluindo, deletando ou proibindo o ensino de filosofia. Alguns professores de Filosofia nas universidades foram cassados, (Ernildo Stein, por exemplo!), a disciplina tornou-se opcional nos currículos, mas não foi "officially deleted" por algum decreto ou norma com o brasão da coisa pública. A menos que Kohan estivesse aqui a pensar que a falta de menção à Filosofia na lista de disciplinas do núcleo comum do currículo significasse ser "officially deleted". Todos sabemos que na parte diversificada muitas escolas a mantiveram sem problemas.
Eu estudei no Maneco, em Santa Maria, RS, entre 1968 e 1970, e havia Filosofia. A partir de 71, ano da Lei 5692, algumas escolas fizeram a opção de mantê-la. O Maneco a manteve, fiz meu estágio ali em 1973, na terceira série noturna. E a disciplina continou existindo na escola até hoje. Ali a Filosofia não vai voltar ao currículo, pois dele nunca saiu, tendo sido, através de quase quarenta anos, local dos estágios curriculares do curso de filosofia da UFSM. Casos como o do Maneco não foram a maioria mas houve permanência, sim.
Kohan ofereceu a versão vaga e pouco acurada da nossa história, que, de resto, é repetida pela maioria dos estudos sobre o assunto. Essa versão da exclusão colide com os fatos. No Rio Grande do Sul, nos anos setenta, havia cursos de Licenciatura em Filosofia na UFRGS e na PUC de Porto Alegre, em Viamão, em Pelotas, em Caxias, em Santa Maria, em Ijuí, em São Leopoldo, etc, e em todas essas cidades houve ensino de Filosofia no nível médio ininterrupto desde o início dos anos sessenta.
Conversei com um professor que conhece bem a experiência de Portugal. Ele disse que o relatório sobre a situação portuguêsa não é bom. Bem, talvez tenhamos que ler o relatório da Unesco "com água no bico", como s diz no Algarve.
As frases que citei de Kohan estão na página 78 do relatório.

terça-feira, outubro 23

"A filosofia como escola de liberdade"

Está na web o relatório da Unesco, “Philosophy: A School of Freedom”. O relatório é dedicado ao ensino e aprendizado de Filosofia, e é um grande levantamento sobre a situação do ensino de filosofia em todo o mundo. Começa com filosofia e crianças, ensino médio, universitário e vai em frente, em trezentas páginas que podem ser lidas em inglês ou francês. O documento pode ser baixado no endereço de documentos da Unesco:
http://unesdoc.unesco.org
Vale a pena ler. Para além de um relatório, o documento inclui sugestões de metodologias e atividades. Chamou-me a atenção o capitulo sobre atividades interdisciplinares, a partir da página 95, da versão em inglês.

segunda-feira, outubro 8

Concurso

"O Estado do Paraná realizará no dia 25/11/2007 um novo concurso público para contratação de 186 professores de filosofia para atuarem no ensino médio. As vagas estão distribuidas por todas as regiões do Estado do Paraná.
Para maiores informações vocês podem acessar o site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br ou o site do núcleo de concurso da UFPR www.nc.ufpr.br e consultar o edital do concurso."

quinta-feira, outubro 4

Jeff Malpas

 
Posted by Picasa

Mudança

O leitor atento do sítio "Crítica na Rede", dos melhores em nossa língua, não terá deixado passar desapercebido a mudança de endereço profissional de Desidério Murcho. A notícia ali é essa:
"Os leitores brasileiros podem agora subscrever a Crítica em reais, fazendo uma transferência bancária para o Banco do Brasil, Agência 0473-1 Ouro Preto, conta número 19.742-4 (nome: Desidério Murcho). A assinatura semestral custa 50 reais; a mensal custa 10 reais. Nesta modalidade, não há assinatura diária. Depois de efectuada a transferência, envie um e-mail com o seu nome; receberá os seus dados de acesso por e-mail."
Ganha a UFOP, ganha a filosofia no Brasil com a presença de Desidério entre nossos quadros. Seja benvindo, Professor!

segunda-feira, outubro 1

Ensino médio

Deu na Folha de hoje:
"Quase a metade dos estudantes do Estado de São Paulo acaba o ensino médio (antigo 2º grau ou colegial) com conhecimentos de escrita e leitura esperados para um aluno de oitava série. O resultado aparece em dados inéditos do último Saeb, exame de avaliação de aprendizagem. Nas escolas públicas, a situação é ainda mais dramática."